Os entulhos prejudicam o meio ambiente e a saúde da população, além de provocar grandes prejuízos para a cidade.
Restos de obras, lixos domésticos, móveis, plásticos, lixo orgânicos, embalagens, além de estruturas feitas em madeiras e eletrônicos, são regularmente vistos nas ruas e promovem inúmeras consequências para o município, tanto ambientalmente, quanto socialmente.
Apesar de contar com o Ecoponto, a população ainda insiste em descartar de forma incorreta o lixo, ocasionando assim, poluição visual, contaminação da água, liberação de gases poluentes durante a decomposição, poluição de lençóis freáticos pelo chorume liberado, além de aumento de adoecimento por animais vetores de doenças, intensificação de doenças respiratórias e acarretamento de enchentes.
Para combater o problema, a Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana realiza um trabalho constante de limpeza das bocas de lobo, áreas públicas e pontos de descarte irregular. “Se todo mundo guardasse o lixo, ou colocasse na frente de sua residência, não teríamos este problema. As pessoas acham que jogando em um posto de gasolina, em uma praça ou em um terreno baldio estão se livrando, mas na verdade estão gerando mais problemas”, explica o gestor da pasta, Renato Germano.
Os munícipes devem procurar deixar o lixo em frente às suas residências, pouco antes do horário de coleta, e de forma apropriada, sempre pensando na saúde dos coletores, como por exemplo, cacos de vidro agrupados em jornal, caixas de leite, caixas de papelão ou até mesmo em garrafas pet.
Ecoponto Várzea Paulista
O espaço destinado para descarte de materiais recicláveis e entulhos, fica na Rua Atroaris, número 348, no Jardim Continente, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, e aos sábados das 8 às 13 horas.
Para poder utilizar o serviço, os munícipes devem possuir um veículo com a placa de Várzea Paulista ou levar um comprovante de residência em seu nome e documento com foto.
Materiais que podem ser recebidos
Pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis desmontados, plásticos, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica, eletrodomésticos e gessos.
Materiais que não são recebidos
Pilhas, colas, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos.
Lembretes
É obrigatório o uso de máscara e respeitar as regras de distanciamento social, sendo atendido um carro por vez. Antes de descartar algum material, veja se o mesmo ainda tem condições de uso. Caso tenha, faça a doação!