Plano Plurianual de Várzea Paulista conta com sugestões de alunos estaduais

Destaques Educação - Destaques Notícias Planejamento e Inovação - Destaques

Alunos do Ensino Médio da escola Tibúrcio Estevam de Siqueira, incentivados pela professora Ana Carolina, indicaram problemas da cidade e sugeriram políticas para a redução de desigualdades

A professora Ana Carolina da Silva, da Escola Estadual Tibúrcio Estevam de Siqueira, do Jardim Paraíso, em Várzea Paulista, participou de um momento histórico com três turmas do Ensino Médio.

Nas aulas de geografia, ela abordou recentemente a importância de instrumentos legais orçamentários do Município: LOA (Lei Orçamentária Anual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e o PPA (Plano Plurianual) e incentivou os estudantes a formularem orçamentos participativos.

“Como cidadãos, também temos deveres e devemos exercer, de fato, nossa cidadania. Uma maneira de fazer isso é participar da elaboração orçamentária da cidade”, explica a professora.

Os alunos indicaram problemas da cidade e sugeriram medidas a serem planejadas para reduzir desigualdades. Cada proposta elaborada descreveu inclusive detalhes e peculiaridades das demandas, para que a ideia possa ser analisada e até mesmo inclusa na lei. Entre as dez propostas escolhidas, estiveram a de uma maternidade na cidade e políticas de segurança específicas para a Região Norte.

Como surgiu a ideia de participar

Após analisar o Portal da Transparência com as turmas, a servidora e os alunos encontraram informações do Fala Várzea Paulista, canal de comunicação da administração pública com a população, para planejar políticas públicas prioritárias. Depois de explicar a importância dessa aproximação com a gestão municipal, Ana verificou nas redes sociais da Prefeitura que seria feita, em 3 de agosto, uma audiência pública sobre o PPA 2022-2025, conjunto de metas, diretrizes e objetivos orçamentários para esse período de quatro anos.

A Prefeitura acolheria sugestões feitas por e-mail e apresentaria a proposta, feita com as sugestões da população, na audiência, quando os vereadores e demais presentes poderiam tirar dúvidas e fazer novas sugestões. Ciente disso, ela informou às turmas que os dez melhores orçamentos feitos por alunos seriam enviados à Prefeitura, como sugestões ao PPA.

Satisfação com o resultado

“Tanto eu quanto os alunos ficamos super felizes e orgulhosos por  termos ganhado voz. Nós não esperávamos por isso, foi uma surpresa. Ficamos mais felizes ainda pela visibilidade e por nossas solicitações estarem caminhando para serem acatadas”, comemora a docente.

Veja mais sobre a audiência pública e o PPA 2022-2025 aqui.