Alunos do Ensino Médio da escola Tibúrcio Estevam de Siqueira, incentivados pela professora Ana Carolina, indicaram problemas da cidade e sugeriram políticas para a redução de desigualdades
Nas aulas de geografia, ela abordou recentemente a importância de instrumentos legais orçamentários do Município: LOA (Lei Orçamentária Anual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e o PPA (Plano Plurianual) e incentivou os estudantes a formularem orçamentos participativos.
“Como cidadãos, também temos deveres e devemos exercer, de fato, nossa cidadania. Uma maneira de fazer isso é participar da elaboração orçamentária da cidade”, explica a professora.
Os alunos indicaram problemas da cidade e sugeriram medidas a serem planejadas para reduzir desigualdades. Cada proposta elaborada descreveu inclusive detalhes e peculiaridades das demandas, para que a ideia possa ser analisada e até mesmo inclusa na lei. Entre as dez propostas escolhidas, estiveram a de uma maternidade na cidade e políticas de segurança específicas para a Região Norte.
Como surgiu a ideia de participar
Após analisar o Portal da Transparência com as turmas, a servidora e os alunos encontraram informações do Fala Várzea Paulista, canal de comunicação da administração pública com a população, para planejar políticas públicas prioritárias. Depois de explicar a importância dessa aproximação com a gestão municipal, Ana verificou nas redes sociais da Prefeitura que seria feita, em 3 de agosto, uma audiência pública sobre o PPA 2022-2025, conjunto de metas, diretrizes e objetivos orçamentários para esse período de quatro anos.
A Prefeitura acolheria sugestões feitas por e-mail e apresentaria a proposta, feita com as sugestões da população, na audiência, quando os vereadores e demais presentes poderiam tirar dúvidas e fazer novas sugestões. Ciente disso, ela informou às turmas que os dez melhores orçamentos feitos por alunos seriam enviados à Prefeitura, como sugestões ao PPA.
Satisfação com o resultado
“Tanto eu quanto os alunos ficamos super felizes e orgulhosos por termos ganhado voz. Nós não esperávamos por isso, foi uma surpresa. Ficamos mais felizes ainda pela visibilidade e por nossas solicitações estarem caminhando para serem acatadas”, comemora a docente.
Veja mais sobre a audiência pública e o PPA 2022-2025 aqui.