Prefeitura de Várzea Paulista faz apresentação do PPA 2022-2025 e LDO 2022

Destaques Notícias Planejamento e Inovação - Destaques

Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias foram organizados com contribuição da população

Na última terça-feira (03), foi realizada a apresentação do PPA (Plano Pluri Anual) e da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), na Câmara Municipal. O evento aberto ao público e que contou com a presença dos vereadores e gestores municipais, foi apresentado pela gestora municipal de Planejamento e Inovação, Carla Medeiros, o do diretor de Planejamento Estratégico e Orçamentário, Rafael Aleixo Maciel e o chefe de Planejamento e Orçamento Luiz Eduardo Gouvea.

Durante o encontro, foram apresentados os planos para os próximos quatro anos de gestão. “A gente tem como premissa, aqui na administração, tornar amplo e dar muita transparência sobre a elaboração do processo do PPA” afirmou Carla Medeiros.

A elaboração do PPA e do LDO foi feita a partir da participação da população pelo Projeto Fala Várzea Paulista, chamada de Audiência Pública Eletrônica, que ocorreu dos dias 30/06 a 10/07 e do Programa Planeja Várzea Paulista onde as necessidades das unidades internas e administrativas foram apresentadas.

A apresentação foi baseada em três eixos prioritários no Plano de Gestão:Saúde e Qualidade de Vida, Desenvolvimento Sustentável e Gestão Eficiente e Transparente.

Após a apresentação, os participantes puderam tirar dúvidas sobre os principais prontos do projeto. O PPA segue para aprovação na Câmara Municipal.

Objetivos Estratégicos do PPA 2022-2025:

Ética na conduta do serviço público com foco no princípio do trabalho bem feito

• Transparência nas ações e rigor na aplicação dos recursos públicos
  • Responsabilidade no cumprimento da missão institucional e alcance da efetividade
  • Respeito pelas pessoas, pelas diferenças que manifestam, e pelas culturas que integram
  • Participação democrática na gestão com fortalecimento do sentido de pertença pelo bem público
  • Compromisso com a redução das desigualdades na sociedade varzina.

Processo de elaboração do PPA 2022-2025

O processo de elaboração do PPA foi feito a partir das demandas sociais apresentadas pela comunidade, da capacidade operacional da máquina administrativa e de investimento do município, projeções da Inflação para os anos de 2022 a 2025 e pelo IPCA e da tendência do Crescimento da Despesa

Vale ressaltar que o Efeito da Pandemia não foi considerado por não ser possível estimar os reflexos no momento da elaboração do Plano Plurianual, as correções serão feitas na elaboração do LOA,Lei Orçamentária Anual.

O que são PPA e LDO?

O plano plurianual (PPA) é o documento onde as diretrizes, objetivos e metas administrativas são apresentadas, afim de expressar a visão estratégica da gestão pública para os anos de 2022 a 2025.

Já a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem o objetivo de fixar as metas e diretrizes que estão compostas no PPA, definindo as metas fiscais e as prioridades para o próximo exercício, bem como a política de aplicação de recursos, previsão de despesas e receitas para o custeio e investimento do município, para o ano de 2022.