Semana do Bebê foi iniciada com transmissão online em Várzea Paulista

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Educação - Destaques Notícias Vice-prefeito

Live teve presenças do Vice prefeito, de gestores municipais, da doutora pediatra e da articuladora regional da Primeiríssima Infância

Na terça-feira (03), foi realizada uma transmissão online na página da Prefeitura de Várzea Paulista, para celebrar a 9ª Semana Municipal do Bebê. Com o tema “A importância de estarmos juntos em tempos de distanciamento social: Um clique na afetividade”, foram debatidas ações com prioridade à primeiríssima infância, período dos 0 aos 3 anos de idade.

“Costumo comparar a primeiríssima infância com um alicerce de um edifício, se não fizermos um alicerce forte, resistente e bem preparado, dificilmente o edifício irá conseguir se sustentar durante a sua vida” relatou Fernando Pasqualino, Vice Prefeito, sobre o desenvolvimento da criança no período da primeiríssima infância.

Ademais, a articuladora regional do projeto, Ligia Bestetti, pontuou sobre o projeto Primeiríssima Infância e seus objetivos. “A semana do bebê é um momento de sensibilizar a sociedade sobre temáticas que envolvem o desenvolvimento da primeiríssima infância […] com ações que são dirigidas às crianças, aos pais, aos cuidadores, famílias, profissionais de todos os setores públicos e para a sociedade de maneira geral”.

André Silva de Oliveira, mediador da live e Gestor municipal de Saúde, esclareceu o papel da Secretaria no município e no período da primeiríssima infância. “A gente tem que tratar a saúde não só como ausência de doenças, somos responsáveis pelo bem estar físico, mental e social de toda a população […] E isso começa por nossas crianças, por essa base da família”.

Já Magali Souza, Gestora de Educação de Várzea Paulista, discursou sobre o encargo das escolas em conjunto com a família. “Acredito que juntos, família e escola, mesmo distantes nesse momento, estamos interligados pelo clique da afetividade, atuando com ações que visam o desenvolvimento saudável das nossas crianças”

A transmissão teve também, a participação do Gestor de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, que pronunciou a missão de ampliar visitas e melhorar o atendimento à população varzina através dos CRAS, e da doutora pediatra Luciana Brandão Valentini, que alertou sobre mudanças de comportamento nas crianças e comentou sobre práticas que estimulem seu desenvolvimento no cotidiano. “Não podemos nos isolar socialmente, temos que falar com avós, com parentes, com amigos. Distanciamento não quer dizer isolamento social, então mostrar que todo mundo está na mesma situação e deixar claro que isso vai passar”, conclui.