Várzea Paulista comemora Mês do Patrimônio Histórico e Cultural com programação semanal

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Unidade Executiva de Cultura e Turismo realizará atividades semanais em celebração

Dia 17 de agosto, é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico Nacional e pensando nisso, a Unidade Executiva de Cultura e Turismo por meio da Coordenadoria de Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico realiza ações em comemoração ao mês do Patrimônio.

Serão atividades semanais, que incluem reuniões, apresentações de vídeos do Prêmio Trajetórias, apresentação do projeto da Casa da Memória e bate-papo sobre o Patrimônio Histórico e Cultural de Várzea Paulista.

As atividades serão realizadas nos dias 6, 11, 13, 20 e 26 de agosto. Os bate-papos e apresentações audiovisuais serão abertos e online. Já as reuniões específicas serão direcionadas à Comissão de Patrimônio, ao Conselho Municipal de Cultura e demais Unidades Municipais.

Casa da Memória será inaugurada

A Casa da Memória de Várzea Paulista, um dos assuntos importantes que serão abordados, deve ser inaugurada no próximo ano e é uma das principais demandas sociais da classe cultural, sendo fruto de debates das Conferências Municipais de Cultura e parte integrante do plano de governo.

O projeto Casa da Memória foi elaborado de forma conjunta, onde o setor público (representado por servidores municipais e governo) e sociedade civil (representado por integrantes do Conselho Municipal de Cultura) buscaram concretizar um espaço virtual e físico de preservação do patrimônio material e imaterial do município.

Importância dos bens culturais

Vale ressaltar o prestígio que os bens culturais trazem para a história da cidade e de cada pessoa que ajudaram e ajudam a compor a memória de Várzea Paulista.

Para o Gestor Executivo de Cultura e Turismo, Filipe Mantovan, é preciso direcionar esforços para resgatar a história da nossa cidade: “Com a Casa da Memória, a Coordenadoria de Patrimônio Cultural e a Comissão de Patrimônio terão a oportunidade de resgatar, de maneira mais efetiva, a história do nosso município que sempre teve muito a contar. Nós temos expressões culturais muito valiosas que precisam de espaço e atenção. Estamos nos organizando para dar continuidade nesse trabalho e trazer bons frutos para os próximos anos”.

Venha fazer parte dessa história! Ajude a construir e a valorizar a história de Várzea Paulista.

Cronograma:

Dia 6 de agosto Visita às Futuras Instalações da Casa da Memória

Local: Espaço Cidadania

Será apresentado o espaço que sediará a Casa da Memória, local de fomento à preservação da memória material e imaterial de Várzea Paulista.

Dia 11 de agosto Bate Papo sobre o Prêmio Trajetórias (Lei Aldir Blanc)

Reunião Virtual

Neste dia, a Unidade Executiva de Cultura fará uma conversa com alguns participantes do Prêmio Trajetórias (Lei Aldir Blanc), que tem o objetivo de difundir a história dos fazedores de cultura do município.

Dia 13 de agosto Exibição do Bate Papo

Disponibilizado no YouTube

Será exibido, através do YouTube, o material audiovisual da conversa dos funcionários da Unidade Executiva de Cultura com alguns participantes do Prêmio Trajetórias (Lei Aldir Blanc), com o propósito de compartilhar a história dos fazedores de cultura do município.

Dia 16 de agosto Vídeo 1 – Prêmio Trajetórias

Dia 17 de agosto Vídeo 2 – Prêmio Trajetórias

Dia 18 de agosto – Vídeo 3 – Prêmio Trajetórias

Dia 19 de agosto Vídeo 4 – Prêmio Trajetórias

Dia 20 de agosto Vídeo 5 – Prêmio Trajetórias

Dia 23 de agosto Vídeo 6 – Prêmio Trajetórias

Dia 24 de agosto Vídeo 7 – Prêmio Trajetórias

Dia 25 de agosto Vídeo 8 – Prêmio Trajetórias

Dia 26 de agosto Vídeo 9 – Prêmio Trajetórias

Dia 26 de agosto – Apresentação do Projeto A Casa da Memória

Local: Auditório CEU

Reunião com trabalhadores da Cultura, Conselho Municipal de Cultura, Comissão de Patrimônio e demais interessados.