Várzea Paulista realiza ações contra as Hepatites Virais

Destaques Notícias Saúde - Destaques

Equipe do CTA orienta e realiza o teste rápido na população de 26 a 30 de julho

Em celebração ao “Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais”, comemorado dia 28 de julho, o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento de Várzea Paulista realiza ações preventivas contra as hepatites virais.

De 26 a 30 de julho, serão ofertados testes rápidos e orientação à população sobre as formas de prevenção e tratamento da doença. O trabalho vai acontecer na Av. Projetada, junto a vacinação contra a Covid-19, das 09 às 11 horas e das 13 às 15 horas.

Transmissão

Enquanto a Hepatite A está relacionada às condições precárias de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos, as Hepatites B e C podem ser transmitidas pelo contato com sangue, relação sexual desprotegida, utensílios de manicure/pedicure, ferramentas para fazer tatuagens e colocar piercings ou pelo compartilhamento de agulhas e seringas.

Cenário atual

 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C em todo o mundo, número 10 vezes maior que o dos portadores do vírus HIV.

No brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, milhões de pessoas são portadoras do vírus B e C e não têm conhecimento. Com isso, além da possibilidade de a doença evoluir e causar danos irreversíveis ao fígado, há o risco de os infectados transmitirem a hepatite a outras pessoas.