Equipe de Meio Ambiente visita serviços de tratamento de água

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

Grupo compareceu na Estação de Tratamento de Água, do Jd. das Palmeiras e na Estação de Tratamento de Efluente, na Marginal do Rio Jundiaí

A equipe da Unidade de Meio Ambiente visitou na última quarta-feira (14), a na Estação de Tratamento de Água (ETA), do Jd. das Palmeiras e na Estação de Tratamento de Efluente (ETE), na Marginal do Rio Jundiaí, com o objetivo de conhecer as novas tecnologias implantadas e cumprimento das diretivas do Programa Estadual Munícipio Verde/Azul.

Na ETA, o grupo foi recepcionado pelo técnico Eduardo Leite, que apresentou passo a passo de todo o funcionamento do Sistema de Tratamento de Água, desde a chegada da água bruta, que vem da represa do Clube de Campo de Várzea Paulista (Piriquito) até o envio da água tratada para as residências.

O novo Sistema de Automação e a ampliação da capacidade de produção da Estação e Tratamento de Água (ETA), inaugurado em 2019, aumentou a disponibilidade de água para a população da cidade. Com um investimento de R$ 1,01 milhão, a produção foi ampliada de 75 litros de água por segundo, para 150 l/s. A ETA Palmeiras trata em torno de 30% da água utilizada pelo município. Os outros 70% vem do sistema integrado de Campo Limpo Paulista.

Na visita a ETE, o grupo foi recebido pelo técnico Thiago Peixoto dos Santos, que apresentou todo o sistema realizado no local, desde a chegada do efluente na estação e após os processos de tratamento, seu lançamento junto ao Rio Jundiaí.

Também foi conhecida a Unidade de Secagem de lodos, que está sendo implantada no local e que consiste em uma grande estufa solar, com sistema de ventilação e exaustão, com o intuito de reduzir os custos com transporte e destinação final dos lodos gerados na estação tornando todo o processo de tratamento mais sustentável, contando ainda com a possibilidade futura de utilização desse lodo como adubo em produção agrícola.

Participaram das visitas o Coordenador de Licenciamento Ambiental (Interlocutor do PMVA), Rafael Tamberlini; Assistente de Gestor (interlocutor Suplente PMVA), Waldemir Pereira; Chefe de Paisagismo e Arborização, Cristiano Bonequini e a estagiária em Engenharia, Kamilla Bueno.