Mutirão de castração de cães e gatos ocorre neste final de semana

Saúde - Artigos

Cirurgias serão realizadas apenas nos animais agendados. Tutores contemplados já foram contatados pela Prefeitura

Seguindo os protocolos de saúde e tomando os devidos cuidados de acordo com o período de isolamento social devido a Covid-19, a Prefeitura de Várzea Paulista realiza a segunda fase do mutirão de castração gratuito de cães e gatos nos dias 10 e 11 de junho.

É importante frisar que serão realizadas 450 castrações, somente dos animais já cadastrados e agendados. Os tutores contemplados já foram notificados pela equipe da Prefeitura.

A ação ocorrerá na Praça CEU e contará com a supervisão dos membros da Unidade Gestora de Meio Ambiente e da Zoonoses do município. Haverá distanciamento, horário agendado, obrigatoriedade do uso da máscara e disponibilização de álcool em gel para os cidadãos.

O projeto de castração, ocorre desde 2019 em Várzea Paulista e já realizou a cirurgia em mais de 1500 animais. A ação tem surtido efeitos consideráveis, visto a diminuição de animais abandonados nas ruas e crias indesejadas.

Vantagens da Castração:

• Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;
  • Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva;
  • Elimina o risco do câncer dos órgãos genitais;
  • Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
  • Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
  • Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento (e o embaraço com as visitas!);
  • Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
  • Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.