Não caia em golpes do Vale Gás

São falsas as mensagens e cadastro sobre a inscrição do programa estadual

A Prefeitura de Várzea Paulista informa que são falsas as mensagens sobre o cadastro e inscrição no programa Estadual Vale Gás. O município está entre as 80 cidades contempladas, mas a Unidade de Desenvolvimento Social ressalta que neste momento não é necessário fazer nenhum cadastro, envio de documentos ou repasse de dados pessoais.

O site oficial do benefício é o www.valegas.sp.gov.br, no qual, com o NIS (Número de Identificação Social) é possível fazer uma consulta para verificar se a família está elegível para receber o benefício.

Confira as informações oficiais do projeto:

O que é o programa Vale Gás? É uma iniciativa do Governo Estadual, que integra o programa Bolsa do Povo, estratégia de enfrentamento a pobreza e vulnerabilidade em decorrência da pandemia da Covid-19.

Em que consiste o programa Vale Gás? É uma estratégia emergencial, que acontecerá no segundo semestre de 2021, para auxiliar as famílias mais vulneráveis. Ele consiste no repasse de R$ 100 por mês para aquisição de gás de cozinha. O repasse ocorrerá nos meses de julho, setembro e novembro, totalizando R$ 300 por família.

Quais são os critérios de seleção das famílias? O programa visa atingir as parcelas mais vulneráveis da sociedade e os critérios adotados foram:

Como as famílias poderão se cadastrar? As pessoas deverão acessar o site: www.valegas.sp.gov.br e fazer uma consulta com o NIS (Número de Identificação Social) no Cad-Único. Se a família for elegível, ela fará um pré-cadastro e vai acompanhar a sua solicitação pelo site. Ao se cadastrar, deve registrar um endereço de correspondência, que pode ser diferente do endereço residencial, já que em alguns casos a residência pode não ser atendida pelos Correios. Neste endereço será enviado um cartão para o saque do recurso.

Como o beneficiário irá acessar o recurso? Os pagamentos serão feitos através de saque nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Os primeiros pagamentos, que deverão acontecer em julho, serão feitos através de um voucher, que consiste em um código que será solicitado nos caixas eletrônicos no momento do saque. Os demais pagamentos serão feitos através de cartão bancário. Com esse cartão, a pessoa vai até uma agência do Banco do Brasil e faz o saque do recurso. Tanto o voucher, quanto o cartão chegarão no endereço de correspondência indicado no momento do cadastro.

Os municípios receberão uma relação com os possíveis beneficiários do programa? Sim, nos próximos dias a Coordenadoria de Gestão Estratégica disponibilizará através das Diretorias Regionais de Assistência Social a relação completa de todas as famílias elegíveis para o programa em cada cidade. De posse destas informações, a gestão municipal poderá desenvolver estratégias de busca ativa, para garantir que a população mais vulnerável de seus territórios acesse esse direito.