Prefeitura homenageia companhias de santos reis nos dias 11 e 12 de junho

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Em razão da pandemia, Unidade Gestora de Cultura fará atividades on-line em homenagem ao Encontro de Companhias de Santos Reis, tradição varzina

A Unidade Gestora de Cultura e Turismo da Prefeitura de Várzea Paulista homenageará participantes do Encontro de Companhias de Santos Reis, evento tradicional da cidade, nos dias 11 e 12 de junho. O conteúdo — fotos, vídeos e outros posts — estará disponível no Facebook da pasta municipal: www.facebook.com/culturavarzeapaulista.

Para o gestor executivo de Cultura e Turismo, Filipe Mantovan, o encontro é uma das principais expressões culturais da cidade. “Infelizmente não poderemos fazer o encontro presencial mais um ano. Essa ação nas redes sociais é uma singela homenagem a esses grupos e participantes dessa festa tradicional que é tão importante para o município. A cultura imaterial de um povo não deve ser esquecida e o Encontro das Companhias de Santo Reis de Várzea Paulista é um exemplo de tradição, queremos em 2022 poder fazer uma grande festa, mas neste momento, só podemos fazer atividades on-line”.

O Encontro de Companhias de Santos Reis é realizado em Várzea Paulista desde 2005 e reúne centenas de pessoas todos os anos para apreciar as companhias que se apresentam, inclusive de outras cidades. O 14º encontro aconteceu em 2019 e, depois disso, não foi possível realizar novas edições por conta dos cuidados preventivos contra a Covid-19.

Tradição popular

A Folia de Santos Reis é uma manifestação cultural popular-religiosa de matriz europeia, celebrada em todo o país. As apresentações representam o sincretismo religioso, simulando a vinda do Messias. Em seus primórdios, era feita principalmente na Espanha e Portugal, com visitas às casas, cantando e louvando o nascimento de Jesus. Os encontros começavam antes do Natal e se estendiam até 6 de janeiro.

Já as companhias são grupos formados por um embaixador – conhecidos como mestre – contra-mestre, palhaços, marungo, bastião, cantores e músicos. O símbolo de cada companhia é a bandeira, chamada de estandarte. Cada grupo tem suas superstições e tradições.