Marginal do Rio Jundiaí ganha 150 mudas de árvores

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

Na Semana do Meio Ambiente, Prefeitura de Várzea Paulista e Continental fazem parceria por reflorestamento

Nesta quarta-feira (2), a Unidade Gestora de Meio Ambiente da Prefeitura de Várzea Paulista e a multinacional Continental, que completa 150 anos em 8 de outubro, realizaram, em parceria, uma ação de reflorestamento na Avenida Marginal Direita do Rio Jundiaí. O plantio foi próximo ao ponto em frente ao número 1.185, em comemoração à Semana Municipal do Meio Ambiente, marcada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente — 5 de junho.

150 mudas de árvores foram doadas pela Continental, número alusivo ao aniversário da empresa alemã que tem uma fábrica na cidade há 53 anos, e plantadas em uma área de aproximadamente 1.000 m². Segundo o gestor executivo municipal de Meio Ambiente, João de Lima, entre as espécies plantadas, estão pau-formiga, pau-ferro, goiaba, angico, araçá e gabiroba.

As funções ambientais do reflorestamento são muitas. “As árvores, em seis meses, já terão um bom enraizamento, em um grampeamento que evita erosões na margem do rio, protegendo o leito do rio e o leito carroçável (via em si). Além disso, será criado um corredor verde, com as árvores grandes, em aproximadamente dois anos, o que atrairá aves, inclusive com as frutíferas que estamos plantando, como pés de goiabas e araçás”, explicou Lima.

Trabalho voltado à vida

Além do gestor de Meio Ambiente, Peterson Afonso, o prefeito professor Rodolfo e seu vice, Fernando Pasqualino, participaram da ação, entre outras autoridades municipais. “Muito obrigado, Michael, por estar aqui em Várzea Paulista. É um prazer receber vocês. A Prefeitura de Várzea Paulista está de braços abertos para a empresa Continental e todos os seus colaboradores. Muito obrigado mesmo, de coração! A natureza e a população agradecem. Investir na natureza é investir na vida”, declarou o prefeito.

O vice-presidente da Continental, Michael Diehl, que é o responsável pela fábrica situada na cidade, agradeceu muito as palavras e fez um convite para que o prefeito e sua equipe conheçam a planta da multinacional no município. Segundo o executivo, a empresa tem preocupações claras em relação ao meio ambiente, por pensar nas próximas gerações. “É preciso trabalhar perto da natureza. Agora se usam materiais de natureza nos pneus, em vez da borracha. Essa é nossa ideia para trabalhar no futuro. Mesmo na nossa planta, temos muitas coisas implementadas, para limpar o ar que produzimos”, afirmou. “Fica aqui o nosso convite. Muito obrigado! Vamos trabalhar juntos. Essa é nossa cidade, esse é nosso futuro”, finalizou.

Os vereadores Elton, Giba, Valdecir, Adrianinho e Emerson também estiveram presentes.

Distribuição de mudas não será realizada

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a tradicional entrega de mudas de orquídeas no mês de junho, feita pela Prefeitura, não será realizada este ano, para evitar aglomerações.