Confira os cuidados após tomar as doses da vacina contra Covid-19

Coronavirus - Prevenção

Uso de máscara, higienização frequente das mãos e isolamento social continuam a ser necessários mesmo após receber a segunda dose

Já tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19? Saiba que os cuidados contra a doença devem ser rigorosamente iguais aos de quem ainda sequer se vacinou ou só tomou a primeira.

 Apesar das vacinas fornecerem a proteção máxima possível informada por cada fabricante 14 dias em média após a aplicação da segunda dose — para alguns médicos, esse prazo é até maior, de 30 a 40 dias —, ainda é necessário, segundo especialistas, seguir com o uso de máscara facial, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, e o isolamento social (ficar em casa sempre que possível e, fora dela, guardar a distância mínima de 1,5 metro).

Quem já alcançou o máximo de imunização garantido pelas vacinas ainda pode ter quadros da doença, quase sempre leves, e não se sabe se, com uma carga viral reduzida, é possível transmitir ou não a doença.

Todos esses cuidados são necessários até que haja a chamada imunidade de rebanho, na qual uma parte considerável da população fica imunizada e funciona como uma barreira contra o vírus. Ela será alcançada, segundo os especialistas, com a vacinação em massa, algo ainda sem previsão no Brasil. Até lá, todo cuidado é pouco.