Parceria com Instituto Bem Maior traz de volta alunos municipais que abandonaram estudos recentemente

Destaques Educação - Destaques Notícias

O programa Volta para Escola realiza uma busca ativa de alunos que deixaram as atividades de escolas municipais. Ação já trouxe de volta cerca de 70% dos alunos que voluntários conseguiram visitar

A Unidade Gestora de Educação da Prefeitura de Várzea Paulista pediu ao Instituto Bem Maior, entidade que é referência em assistência e parceria com escolas e comunidades, para realizar o trabalho de busca ativa voluntária, oferecido pela instituição. O programa Volta para Escola, procura fazer os alunos que abandonaram os estudos retomarem as atividades.

Na parceria firmada com o município, 18 Cemebs (Centros Municipais de Educação Básica) optaram por aderir ao programa, após uma evasão significativa identificada em 2020. O instituto recebeu, até a manhã da última terça-feira (20), 109 pedidos de busca ativa de alunos com os quais as escolas perderam contato. Já foi feito o trabalho de busca com 70 deles, dos quais cerca de 70% já voltaram aos estudos.

Em 2020, ano marcado pela pandemia de Covid-19, a Unidade de Educação tomou ciência de um grande número de alunos que abandonaram as atividades escolares e se esquivaram de contato com as escolas, por diversas razões, algo que coloca em risco seu futuro.

Diante desse cenário, os profissionais da educação têm feito uma busca ativa dos alunos evadidos, tentando localizá-los por meio de contatos telefônicos, correspondências e até visitas, porém muitos pais e alunos trocaram o número de celular ou mudaram de endereço, desatualizando as informações contidas na matrícula, o que tem dificultado sua localização. Para auxiliar as escolas e realizar uma busca mais aprofundada, o Programa Volta para a Escola tem sido feito há algumas semanas pelos voluntários do instituto. De forma gratuita, eles estão disponíveis como recurso para a instituição de ensino, identificando o motivo do abandono e incentivando o retorno para a conclusão do ano letivo.

O coordenador regional do Instituto na região de Jundiaí, Marcus Uchôa, explica que os voluntários fazem todo um trabalho detalhado de busca e apresentam os relatórios aos gestores escolares. “O diretor fica ciente de caso a caso e do porquê da ausência. Esses 30% que não voltam ou se mudaram da cidade ou têm problemas que impossibilitam a volta no momento”, afirma.

Evasão Escolar
No Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Anísio Teixeira, do Jardim América II. O programa já deu frutos. O diretor da escola, Fabiano Falasco, relata que, há menos de um mês, esse trabalho foi iniciado e deu um resultado bastante positivo. “Estávamos com dificuldade para localizar oito alunos que não vinham participando de nenhuma atividade da escola e sequer buscavam o kit de alimentação escolar. Uma das voluntárias do instituto, a Elisângela, fez uma busca aprofundada no bairro, foi atrás, descobriu novos endereços e trouxe alguns retornos. Quatro deles retornaram às atividades, dois mudaram para outro estado e estamos vendo os meios jurídicos para a baixa em nosso banco de dados. Dois estão com problemas pessoais ou de saúde, aos quais também estamos dando atenção. Foi uma ajuda imensurável, um excelente trabalho”, declara.

A gestora municipal de Educação, Magali Souza, reitera a importância do programa de resgate dos alunos, desenvolvido pelo instituto. “O programa Volta para Escola é um trabalho de relevância social e educacional. Realizada por voluntários dedicados a contactar os alunos, que por motivos diversos não estão participando das ações organizadas pelas escolas, em especial durante a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia, a iniciativa tem colaborado significativamente com os gestores das escolas que participam da ação. O programa, por meio de seus voluntários, apresenta um olhar e atenção diferenciada para os alunos e famílias, com resultados efetivos”, elogia.

“Alguns pais de nossos alunos nos informaram que receberam uma cesta básica fornecida pelo instituto”, relata também Falascho, sobre outra ação já feita pela instituição parceira da Unidade de Educação.

Mais sobre a parceria
Desde 2019, a Unidade Gestora Municipal de Educação de Várzea Paulista é uma das pastas de Educação que aderiram ao projeto “EducaAção – Educação: Você Pode”, parceria com o Bem Maior. O objetivo é promover a inclusão social de pessoas em situação de risco, por meio de ações voluntárias e educativas, de interação, inclusive com acompanhamento familiar dentro das escolas.

O projeto promove o cuidado com a saúde emocional, por meio do acolhimento, combatendo a depressão, automutilação, com o resgate da valorização da família e até mesmo capacitação profissional. O EducaAção é um referencial em termos de assistência e parceria com as escolas e comunidades, por meio de ações continuadas, permanentes e planejadas. A assistência é oferecida gratuitamente, respeitando o estado laico, sem bandeira política, ações comerciais ou divulgação de patrocínio. O trabalho desenvolvido prova que a sociedade pode ajudar a melhorar o desempenho escolar.