Projeto aproxima educadoras, crianças e famílias com chamadas de vídeo criativas

Destaques Educação - Destaques

No Mais Perto de Você, as profissionais contam histórias, brincam e até cantam; famílias apoiam iniciativa

Distância física? Sim. Falta de proximidade e afeto? Não. Educadoras infantis do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Águida Aparecida Savietto Jorge, do Jardim America III, iniciaram no mês passado um trabalho diferenciado: o projeto Mais Perto de Você. As servidoras entram em contato com as crianças da creche e seus familiares, por meio de vídeo chamadas. Nas ligações, conversam, brincam, cantam e contam histórias. Tudo com os alunos e famílias. A iniciativa tem como objetivo fortalecer, toda semana, o vínculo e afetividade entre educadores e crianças, por meio da interação promovida, enquanto houver necessidade do distanciamento social.

Trata-se de uma alternativa interessante encontrada, em um momento no qual as crianças da creche precisam ficar em casa e há outras restrições necessárias para evitar a propagação do novo e perigoso coronavírus. As famílias apoiam a iniciativa e as ligações, agendadas pelas educadoras com elas, têm proporcionado momentos muito emocionantes e alegres para todos os envolvidos, principalmente as crianças, já que estão na primeiríssima infância, fase que vai de 0 a 3 anos de idade. O projeto teve o apoio, desde o início, da diretora da unidade escolar, Simone Alves, que deu sugestões de melhorias.

Nilsa Victorino, articuladora municipal do Primeiríssima Infância, programa estadual para o correto desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos, em parceria com os municípios, destaca a importância de estimular corretamente os sentidos das crianças varzinas, para o desenvolvimento das partes cognitiva, motora, afetiva e emocional. Ela avalia que os profissionais da Prefeitura que lidam com as áreas do programa têm entendido bem como é relevante esse tipo de trabalho e, nesse sentido, o projeto da creche Águida é muito importante, em sua avaliação. “Esses estímulos são muito importantes para a criança não ter perdas lá na frente. Nas chamadas, as educadoras podem conferir os gestos das crianças e movimentos corporais que demonstram como está o desenvolvimento”, explica a articuladora, bastante empolgada com o novo projeto.

Para Nilsa, que também é coordenadora de Educação Infantil da Prefeitura de Várzea Paulista, o comprometimento e sensibilidade das educadoras, que abraçaram a causa do projeto, é notável. “Só posso agradecer e parabenizar as educadoras pela iniciativa. Mostra o quanto são excelentes profissionais e preocupadas em fazer a diferença na vida das nossas crianças”, finaliza.

Satisfação e empolgação

A educadora Karina Theodoro Sartorio já participou de chamadas nas quais cantou para as crianças e familiares. Ela estava sentindo muita falta das reações das crianças e adorou o resultado das primeiras experiências. “Foi muito incrível. Eu e outras educadoras nos emocionamos muito e os pais gostaram bastante. A maioria das crianças com chamada agendada nos atendeu”, relata.

Kelly de Souza Lima exerce a função de educadora há cinco anos na Prefeitura e faz três anos que trabalha na creche. A profissional também curtiu muito o retorno dado pelos alunos e familiares, nas primeiras chamadas que fez contando histórias aos pequenos. “Foi muito prazeroso, sensacional. Não esperava esse retorno deles. As crianças e pais se sentiram muito queridos, especiais. Elas gostaram bastante, pois não esperavam que haveria o projeto com esses contatos”.