Professores municipais lançam desafio para incentivar atividades físicas dos alunos

Educação - Destaques

Professores de educação física fazem vídeos e motivam alunos a se movimentarem, com todos os cuidados contra a Covid-19, na semana dos Dias Mundiais da Educação Física e Saúde

A Unidade Gestora de Educação da Prefeitura de Várzea Paulista sugeriu, na semana passada, o lançamento de um desafio dos professores de educação física aos alunos desde o Maternal II até o Ano V (de 2 a 10 anos de idade). O intuito foi aproveitar os Dias Mundiais da Atividade Física (6 de abril) e da Saúde (7 de abril) para incentivar que as crianças não caiam no sedentarismo e, mesmo em casa, façam atividades físicas, com todos os cuidados preventivos contra o novo coronavírus. Os exercícios aumentam a imunidade e são muito importantes para prevenir diabetes e outros problemas, além de aumentar a qualidade de vida. A maior parte desses servidores aderiu à iniciativa e fez o desafio esta semana. O resultado são vídeos bem criativos dos professores e até mesmo alguns já gravados pelos alunos.

O coordenador de Educação Física e Artes da Unidade, Fabiano Mantovani, um dos incentivadores da ideia de gravar os vídeos, explica que os professores mandaram os materiais audiovisuais aos alunos pelo WhatsApp ou página da Unidade no Facebook. “Os professores não colocaram uma data específica para o envio dos vídeos das crianças. Alguns pediram corrida estática, outros sugeriram polichinelo, etc.. Já houve alunos que gravaram vídeos dançando ou fazendo exercício com os pais. Na sua maioria os professores fizeram os vídeos, bem diversificados”, elogia o coordenador.

O professor Rodrigo de França, do Cemeb Erich Becker, no bairro Cidade Nova II, também está participando do desafio. O servidor dá aulas para os Anos I a V e já recebeu diversos vídeos. Ele fez demonstrações de possíveis atividades, como exemplos, e o retorno tem sido muito bom, em sua avaliação. “A devolutiva vem sendo muito boa. Os alunos entenderam a proposta e já chegaram vídeos de polichinelo, exercício com corda, corrida no lugar, entre outras atividades”, declara.

Erasmo Araujo é professor do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) São Miguel Arcanjo, do Jardim América IV, onde leciona educação física para alunos dos Anos III a V. Ele deixou os alunos livres para gravarem vídeos sozinhos ou com a família, de ginástica, dança, luta, esporte ou brincadeira. “Estou muito ansioso para ver o que virá de toda a Rede de Ensino”, afirma.