Defesa Civil ensina como fazer desengasmento de crianças de colo

Destaques Notícias

É necessário usar técnicas para desobstruir vias aéreas para que a respiração volte ao normal; veja como proceder

Quando um bebê fica engasgado, quem cuida da criança muitas vezes se assusta e fica sem saber como agir. O coordenador da Defesa Civil de Várzea Paulista, Cristiano Vargas, ensina algumas técnicas de primeiros socorros, como os tapas nas costas da criança, entre as escápulas, para solucionar o problema e permitir que a pessoa volte a respirar livremente.
Primeiramente, é preciso colocar a mão no rosto da criança e deixá-la sobre o antebraço, de costas pra cima, com o pé do mesmo lado apoiado em alguma superfície estável. Quem está prestando socorro dá, então, três tapas nas costas da criança, entre as escápulas. Se, após virar a criança novamente, ela não tiver voltado a respirar, não se recomenda colocar a mão na boca da criança para tentar tirar o que a engasgou. “Não aconselhamos isso, pois, ao enfiar o dedo, você pode conduzir o objeto mais para baixo e isso pode obstruir a saída”, explica Vargas.
Caso a criança tenha engasgado com líquido, a manobra de sugar a substância pelo nariz ou boca da criança também funciona às vezes.
Se, após os tapas, a criança estiver sem pulsação, que pode ser sentida no encontro do braço com o antebraço, na parte da frente, deve ser iniciada a técnica do RCP, uma massagem com dois dedos no peitoral, exatamente no meio da linha entre os dois mamilos, para que ela volte a respirar.
Se o socorrista encontrar dificuldade em qualquer um desses movimentos, não se sentir preparado para esses primeiros socorros ou as manobras não surtirem efeito, é necessário chamar a ambulância imediatamente ou conduzir a criança ao pronto-socorro mais próximo. O telefone do SAU (Serviço de Atendimento de Urgência), órgão das ambulâncias da Prefeitura, é o 192. O atendimento é feito todos os dias da semana, a qualquer hora.
Outra opção é entrar em contato com a GCM (Guarda Civil Municipal) pelos telefones 153 ou (11) 4596-7744, 24 horas por dia, em qualquer dia.