Procon de Várzea Paulista dá dicas de como comprar peixes para a Páscoa

Destaques Notícias

Com a chegada do feriado a procura por pescados aumenta. Confira as dicas do Procon para garantir a qualidade do alimento

Neste domingo (04), muitas pessoas celebram a Páscoa, e assim, as tradicionais bacalhoadas ganham lugar na mesa do brasileiro. Pensando nisso, o Procon de Várzea Paulista traz dicas aos consumidores sobre como garantir a qualidade do alimento e ficar atento as formas de pagamento.
De acordo com o diretor de atendimento do Procon de Várzea Paulista, Júnior Bifani, no que se refere a compra do bacalhau é importante conhecer a procedência do alimento. “O consumidor deve fazer uma boa pesquisa de preços e tipos de qualidades, o que vai levá-lo a uma compra mais acertada”, informa. “Não adquira o alimento se o peixe estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinais que indicam a presença de bolor ou deterioração”, relata Júnior.
Com a alta dos preços, a sugestão do diretor do Procon é substituir o bacalhau por peixes frescos da temporada, mais baratos. Para este tipo de alimento, Laércio também apresenta orientações. “Os peixes frescos devem ser conservados em gelo. Verifique sempre a aparência do alimento, observando se os olhos estão brilhantes e as escamas bem presas ao seu corpo”.
A higiene e ao armazenamento também são itens importantes a serem verificados. “No supermercado o peixe deve estar em balcão frigorífico com gelo e na feira é necessário ter gelo picado por cima, estar exposto em balcão de aço inox inclinado, protegido do sol e insetos, sendo obrigatório que o feirante use luvas descartáveis e principalmente máscaras de proteção”, destaca Junior.
Congelados
Já no caso do peixe congelado e aqueles que são vendidos em embalagens, o balcão de armazenamento não pode estar lotado, pois isso impede a circulação do ar frio comprometendo sua qualidade. “O produto congelado deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a -18 graus e o resfriado, abaixo de zero grau”, lembra o diretor do Procon.
Outro fator de atenção para o consumidor é verificar no rótulo do produto, o registro do órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade. “Nestes alimentos deve constar o carimbo do S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal)”, informa Junior. Depois de descongelado é recomendável que o preparo e consumo dos peixes sejam feitos rapidamente.
Formas de pagamento

O diretor de atendimento do Procon varzino reforça aos consumidores, que a forma de pagamento deve ser apresentada de forma clara, precisa e ostensiva. “Além disso, quando a compra for efetuada em parcelas, deve ser informado o preço à vista, número e valor de cada parcela, identificação dos juros cobrados e valor total financiado”, conclui Junior.