Volta às aulas: Prefeitura de Várzea Paulista dá treinamento sobre higienização dos espaços escolares

Coronavirus Coronavirus - Prevenção Educação - Destaques

O treinamento foi direcionado aos profissionais de apoio a limpeza das unidades escolares. Temas como a importância dos EPIs e o uso adequado dos produtos químicos foram abordados.

O retorno às aulas nas unidades municipais de Várzea Paulista está marcado para o próximo dia 8 (segunda-feira) entre as crianças de 3 a 10 anos, por isso a prefeitura, por meio da Unidade Gestora de Educação, promoveu um treinamento sobre higienização junto às equipes de limpeza das unidades escolares municipais. O encontro aconteceu hoje (5) no Espaço Cidadania e contou com a presença do prefeito professor Rodolfo Braga e da gestora municipal de Educação, Magali Oliveira Augusto de Souza.

Durante o treinamento, ministrado pela Dra. Helena Cristina Alves (médica servidora há 15 anos no município) alguns temas foram abordados: importância do uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual); como os ambientes deverão ser higienizados considerando o intervalo de três horas; o uso adequado dos produtos de limpeza, no que diz respeito a não mistura entre os mesmos para evitar reações químicas, entre outros.

De acordo com a gestora Magali, as orientações passadas no encontro, como o preparo e a diluição correta do cloro para limpeza das superfícies dos espaços escolares, farão toda diferença no combate à propagação do coronavírus. “O cuidado com a higiene ainda é um dos principais aliados no combate à COVID-19, por isso investimos em formação e preparo de nossa equipe. A Dra. Helena enfatizou que, respeitados os protocolos, não há problema desses profissionais adentrarem espaços onde houverem crianças, respeitando sempre as orientações, é claro. Vale sempre lembrar que o uso correto da máscara e a permanência da mesma durante todo período de trabalho é obrigatório. A importância dessa ação está na orientação aos nossos profissionais para que possam desenvolver suas atividades de forma correta e segura”, explicou a gestora.

Já o prefeito, lembrou a importância da informação na vida dos profissionais. “Por conta da pandemia, teremos uma série de protocolos sanitários a serem cumpridos, por isso realizamos um treinamento de orientação a higienização junto às equipes de limpeza das escolas. Nosso governo prioriza o conhecimento, o aprendizado, por isso focamos na capacitação dos nossos profissionais. Capacitação vale para vida profissional e pessoal, conhecimento adquirido é levado para vida toda. Quero agradecer às equipes de limpeza, sempre dedicadas em fazer o melhor pelos nossos alunos (as) e a gestora municipal de Educação, Magali, pela sua competência e disposição para o trabalho”.

O retorno às aulas acontece em consonância com as orientações e decisões do Comitê de Combate ao Coronavírus, portanto, é importante informar que isso acontecerá de forma gradual, com a continuidade do ensino remoto.