No transporte de pacientes com suspeita ou confirmação da doença, servidores usam luvas, máscaras, escudos faciais e aventais, para minimizar qualquer risco de contaminação
As equipes do SAU (Serviço de Atendimento de Urgência) de Várzea Paulista precisam estar muito bem equipadas para realizar o transporte de pacientes com Covid-19 ou que apresentam suspeita da doença, nas ambulâncias. A Prefeitura de Várzea Paulista e o ISSRV ISSRV (Instituto Social Saúde Resgate à Vida), que faz a cogestão da UPA e Hospital Municipal Dr. Alcípio, desde o início da pandemia, têm fornecido todos os EPIs (equipamentos de proteção individual) necessários a esse serviço: máscaras N95, luvas, aventais e escudos faciais (face shield). “A Prefeitura e o instituto não têm deixado faltar esses equipamentos, indispensáveis nesse tipo de atendimento”, explica o coordenador do SAU, Sandro Talavera.
Recentemente, a equipe recebeu uma nova leva de aventais, para suprir a demanda dos servidores que realizam os transportes dos pacientes.
Segundo o coordenador, quando é feito qualquer tipo de atendimento e o paciente ou acompanhante não possui máscaras, a equipe do SAU tem essa proteção à disposição e o fornece, para evitar ao máximo o risco de contaminação dos servidores ou pessoas atendidas.
O SAU de Várzea Paulista recebe os pedidos de atendimento no telefone 192. A ligação pode ser feita todos os dias da semana, a qualquer horário.