Várzea Paulista atua em várias frentes para combater o coronavírus

Coronavirus - Prevenção Saúde - Destaques

Desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, a prefeitura de Várzea Paulista tem tomado todas as medidas de combate ao coronavírus. Diversas ações foram desenvolvidas para enfrentar a Covid-19, como a formação do Comitê de Acompanhamento ao Coronavírus, o Corona-fone, UCC (Unidade de Combate ao Coronavírus), fiscalização do comércio, e mais recentemente, o programa de Imunização.

Comitê de Acompanhamento ao Coronavírus

O Comitê, formado por equipe técnica e gestores, avalia e norteia medidas para conter a disseminação da doença no município, sempre em conformidade com as ações determinadas do Governo Estadual. Entre as deliberações estão o fechamento de espaços públicos, suspensão das aulas presenciais e cumprimento das normas de cada fase do Plano São Paulo.

Corona-fone

O Corona-fone é um serviço de orientação via telefone, que pode sanar algumas dúvidas sobre o que fazer em caso de sintomas. No órgão, são seguidos padrões de protocolo oficiais utilizados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde. O serviço não oferece triagem ou diagnóstico. O contato pode ser feito pelos números (11) 4606-8134 e 4606-8135, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Unidade de Combate ao Coronavírus

A UCC (Unidade de Combate ao Coronavírus) já atendeu mais de 8600 pacientes, de março de 2020 a janeiro deste ano. Atualmente, o serviço que atende os pacientes em casos de suspeita do Covid-19, contam com um novo espaço, localizado no prédio do Poupatempo da Saúde, pela entrada do CTA (Centro de Testagem e Acolhimento).

Além do espaço novo, a Unidade conta com uma estrutura exclusiva para atendimento aos casos suspeitos ou confirmados. A UCC possui uma equipe técnica, formada por médicos e equipe de enfermagem, realizando atendimento das 7 às 19h, todos os dias. O local também aplica medicamentos, faz coleta de exames laboratoriais e do exame PCR (teste específico para Coronavírus).

A Unidade é composta também por 3 leitos com respiradores mecânicos e mais 4 leitos clínicos de internação, que funcionam 24 horas. Além do contato direto com a regulação de casos da região, agilizando as transferências de casos graves para os centros de referência (Hospital São Vicente e Hospital Municipal de Itupeva). O serviço está localizado na Avenida Eduardo de Castro, 65 – Centro.

Fiscalização do comércio

Desde março de 2020, a equipe de Fiscalização do Comércio trabalha na inspeção das ruas das cidades e estabelecimentos comerciais, averiguando as denúncias recebidas através da Ouvidoria Municipal. O trabalho também conta com a parceria da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

As ações também consistem na orientação aos comerciantes sobre a importância de seguir as regras do Plano São Paulo acerca do funcionamento destes durante o período de isolamento social, da obrigatoriedade do uso de máscaras em funcionários e clientes e o distanciamento entre as pessoas.

As denúncias de comércios abertos devem ser feitas na Ouvidoria Municipal pelo telefone 4595-0037 ou WhatsApp (11) 94365-2884.

Várzea Paulista Imunizada

A Prefeitura criou o programa municipal de vacinação contra o Coronavírus, o “Várzea Paulista Imunizada”. Esse programa seguirá estritamente o que é determinado pelo Plano Nacional de Imunização, adequando-o à realidade e peculiaridades do município.

O município determinou questões como armazenamento e logística de distribuição das vacinas, segundo suas próprias estruturas, mas, sempre seguindo os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde.

“O “Várzea Paulista Imunizada” não é um plano paralelo de imunização, mas, um planejamento minuciosamente adequado às nossas demandas específicas. Foi desenvolvido para tornar mais eficiente o trabalho de imunização em nossa cidade,” diz André Oliveira, Gestor Municipal de Saúde.