Prefeitura certifica formandas de curso de maquiagem e sobrancelha

Desenvolvimento Social - Destaques

Capacitação, ministrada este mês, pode abrir novas portas profissionais às alunas

Na tarde desta segunda-feira (21), a Prefeitura de Várzea Paulista certificou formandas do curso de maquiagem e sobrancelha, ofertado pela Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social ao longo deste mês. A cerimônia, realizada no auditório da Praça CEU, contou com palavras de incentivo de autoridades municipais e formalizou o encerramento das aulas, que podem abrir novas oportunidades de emprego e renda às 20 alunas do curso. Foi realizada a entrega de diplomas às formandas presentes — as demais vão receber o certificado assim que possível.

Trata-se de uma das formações para geração de renda disponibilizadas pela pasta municipal. A formação teve duração total de 16 horas e foi aberta a homens a mulheres, mas teve participação apenas de mulheres.

O prefeito Juvenal Rossi agradeceu às alunas, elogiou o curso e a importância de que os varzinos se qualifiquem. “Cada vez mais, precisamos nos aproximar das novas profissões. A saúde mental passa por uma autoestima legal, possibilitada pelos cuidados com a beleza. Atividades alternativas como essas ensinadas pelo curso são também essenciais, à medida que a expectativa de vida fica cada vez maior”, declarou Rossi.

Para ele, Várzea Paulista vive um momento histórico, com realidade financeira bem superior à do início de seu primeiro mandato, em janeiro de 2013. O mandatário destacou a importância de que os varzinos sigam em busca de novos conhecimentos, agora que a autoestima da cidade está melhor, e possam se qualificar para as vagas de emprego que o Município pretende atrair. Segundo o gestor, o prefeito eleito, Rodolfo Braga, deve continuar com formações como esta, que provavelmente também será ofertada no ano que vem.

“É preciso qualificar a mão de obra para acompanhar o desenvolvimento da cidade. Curso rápido como esse qualifica a pessoa para saber como realizar a atividade”. Segundo o mandatário, a formação também confere autoestima e a vantagem de ter bom relacionamento durante as aulas, rompendo rotinas. “É geração de emprego e renda. Este curso voltará com certeza e pode haver outros, complementares, para qualificar a mão de obra, cada vez mais”.

A cidade só tem a evoluir se o trabalho da administração pública seguir o rumo adotado desde 2013. “Vamos ficar estáveis e poderemos investir nesses cursos. Dêem sugestões de novas formações. A ideia é tornar os profissionais cada vez mais completos e inseri-los no mercado de trabalho, tudo de forma gratuita. É assim que podemos ajudar o orçamento familiar. É preciso dar qualificação ao jovem rapidamente, antes de eventuais cursos superiores que queiram fazer futuramente”.

O gestor executivo de Desenvolvimento Social da cidade, Genildo Araújo, agradeceu ao prefeito, por estimular esses cursos, e a Deus, após um ano tão atípico, no qual não foi possível não foi possível realizar diversas atividades presenciais programadas, inclusive mais cursos. “Parabenizo cada uma de vocês e sei que logo usarão os conhecimentos no mercado de trabalho”.

Uma das professoras que ministraram as aulas, Lucineide Dias Feitosa mostrou-se muito feliz com a oportunidade de ter dado o curso e encorajou as alunas a persistirem e buscarem o sucesso na área da beleza. “Tenho 20 anos de experiência com salão de beleza e sei que, com Deus à frente, vocês chegam lá”, incentivou.

Alunas elogiam curso

Ana Lúcia Ribeiro Gomes fez questão de agradecer à Prefeitura a formação recebida, durante o evento. “Muito obrigado por esta oportunidade! Em cada curso oferecido pela Prefeitura, ganhamos aprendizado”, afirmou.

Já Jennifer Franco fez, pela primeira vez, um curso oferecido pela Prefeitura. A varzina gostou bastante do que aprendeu e já usa o conhecimento. “Estou começando a fazer alguns trabalhos. Indico este curso, com certeza”.