Prefeitura trabalha para minimizar impacto da maior chuva do ano em Várzea Paulista

Desenvolvimento Social - Artigos Gestão Pública - Destaques Infraestrutura - Destaques

Bairros centrais registraram volume de 70 mm durante aproximadamente uma hora nessa sexta-feira (27); diversos setores da administração municipal dão suporte à população

Várzea Paulista teve a maior chuva de 2020 na tarde da última sexta-feira (27). Os bairros centrais registraram 70 mm (70 litros de água em cada metro quadrado) durante aproximadamente uma hora e a Região Norte registrou 17 mm. Entre os pontos de alagamento estiveram o Córrego da Rua Pinheiro (Jardim Satélite), o trecho final do Córrego Bertioga, próximo à empresa Advance e alguns outros pontos do Bertioga, por conta de lixo e entulhos jogados no córrego.

A Prefeitura tem feito várias ações para minimizar os impactos de tamanho volume. Além de trabalhos feitos por outros setores, a Defesa Civil atendeu aos chamados feitos por moradores com casas alagadas, deu suporte a esses municípes, e precisou interditar duas residências; a Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana atua na limpeza de vias e córregos atingidos; e a Unidade de Desenvolvimento Social tem auxiliado as famílias impactadas e dado suporte às que tiveram de deixar as casas interditadas.

As duas habitações danificadas pela chuva e sem mais condições de moradia são da Avenida Macaúba, do Jardim Mirante, e Rua Macajuba, no Jardim América III. As famílias foram retiradas pela Defesa Civil e a pasta de Desenvolvimento Social trabalha para que os moradores tenham a assistência necessária e moradia emergencial fornecidas pela Prefeitura.

A Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana tem realizado limpezas em diversos pontos que sofreram alagamento. As equipes retiram lixo e entulhos que tamparam as bocas de lobo e retiram o barro das vias e casas. A pasta também atua no encontro da Avenida Bertioga com a Rua Carnaúba, que sofreu afundamento por conta das chuvas e já tem sinalização colocada pela Unidade Gestora de Trânsito, para a segurança dos condutores e pedestres e as ações corretivas que serão iniciadas na semana que vem. A Unidade Gestora de Meio Ambiente está removendo duas árvores que caíram: uma na Rua João Manoel de Maria (Jardim Cruz Alta) e outra na Rua João Netto (Jardim Paraíso).

Uma equipe da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social visitou residências de áreas que sofreram alagamento e auxiliou várias famílias com produtos de limpeza, alimentos e colchões.

Como pedir ajuda

Se você está enfrentando alguma situação de emergência por conta da chuva, entre em contato com a GCM (Guarda Civil Municipal) por um dos telefones: 153, 0800-7700811 ou (11) 4595-7744. O atendimento é feito todos os dias, 24 horas.