Vigilância Sanitária trabalha por flexibilização de atividades segura contra o coronavírus

Coronavirus - Prevenção

Órgão municipal faz os protocolos de Várzea Paulista, de acordo com as diretrizes do Plano São Paulo, e fiscaliza seu cumprimento

A Vigilância Sanitária de Várzea Paulista segue em trabalhos voltados à retomada de atividades da cidade de maneira segura contra a Covid-19, causada pelo novo coronavírus. O órgão municipal elabora os protocolos necessários para a reabertura de estabelecimentos comerciais ou públicos na cidade, como academias ou escolas particulares, publicados nos decretos municipais. O departamento também fiscaliza, junto de guardas municipais, a correta aplicação das diretrizes, elaboradas segundo as orientações do Plano São Paulo, do Governo Estadual.

Recentemente, foi permitida a reabertura do Parque Chico Mendes, escolas e creches particulares, academias, buffets, salões de festa com piscinas, clubes e Shopping Alegria. Nas inspeções, os servidores públicos conferem se estão sendo seguidas as medidas como distanciamento social, respeito à ocupação máxima de 60% e uso de máscara facial.

“Para calcular a ocupação máxima segura, basta dividir a área, em metros quadrados, por quatro e calcular 60% disso. Recentemente, tivemos de ir a algumas agências bancárias, para reforçar essa orientação, já que alguns funcionários estavam adoecendo”, exemplifica a diretora de Vigilância em Saúde, Adriana Camargo.

A diretora aproveita o momento atual da cidade, com poucos casos da doença, para reforçar a necessidade de os cuidados continuarem. “É importante a população se conscientizar de que a retomada dessas atividades não que dizer que tudo já voltou ao normal. Na verdade, estamos nos adaptando ao novo normal. As medidas de proteção, como o uso de máscara, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, e higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, devem continuar a ser seguidas, a fim de evitarmos novo aumento das contaminações”, finaliza a diretora.