Várzea Paulista recebe poeta na Viagem Literária

Cultura e Turismo - Destaques

Ronald Augusto realizou oficina e bate papo com convidados na Biblioteca Municipal

Dia 11 de novembro, Várzea Paulista recebeu o poeta Ronald Augusto através do programa Viagem Literária. O evento realizado na Biblioteca Municipal proporcionou aos presentes um encontro com o autor em dois momentos: à tarde uma oficina de poesia e à noite um bate papo.

Ronald se mostrou satisfeito em retomar as atividades presenciais após o período de isolamento social. “Vejo que as pessoas estão um pouco receosas, mas tomamos todas as providencias em relação a higiene”, explica.

Em sua apresentação “Tópicos sobre a função poética da linguagem: do verbal ao não verbal”, o autor falou sobre a arte da poesia e o processo criativo dos poemas. “A poesia é uma forma de arte, que expressa um envolvimento com a linguagem”, explica Ronald.

Ronald Augusto

Escritor, poeta, músico, ensaísta e filósofo. As principais temáticas presentes no seu repertório referem-se à poesia contemporânea, poesia visual e literatura negra no Brasil.

Ronald Augusto teve publicações em revistas literárias nacionais e internacionais. Autor dos livros Homem ao Rubro, Puya, Vá de Valha, Confissões Aplicadas, No Assoalho Duro, Oliveira Silveira: Poesia Reunida, Decupagens Assim, Empresto do Visitante, entre outros. Co-fundador da Editora Éblis, editor do site Sibila e tem colaborações nos cadernos de cultura do Diário Catarinense e Jornal Zero Hora.

“Por receber menos atenção [do mercado editorial], os poetas têm a chance de arriscar mais no trabalho inventivo com a linguagem, com isso não ficam presos a nenhuma espécie de modelo determinado externamente. (…) A poesia cria novos modelos de sensibilidade”, afirma o intelectual.

Conheça mais sobre o trabalho do poeta no blog Poesia-Pau e no site Sul21.