Prefeitura entrega oficialmente ampliação do Centro de Referência da Mulher

Desenvolvimento Social - Destaques Saúde - Destaques

Equipamento que atende mulheres em situação de violência ganha sala de recepção, espaço kids, sala de atendimento multidisciplinar e banheiro para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Várzea Paulista realizou a entrega oficial de novos espaços do Crem (Centro de Referência da Mulher), na tarde desta quinta-feira (13). O prefeito Juvenal Rossi e outras autoridades da cidade estiveram presentes, conferiram as novas instalações — sala de recepção com espaço para crianças, sala de atendimento e banheiro para pessoas com deficiência —, e deram palavras de incentivo aos servidores públicos presentes, que tocam as ações do dia a dia. “É muito bom ter o espaço novo, para prestar melhor o nosso trabalho”, declarou a gerente do órgão, Tauana Santos de Oliveira.

Na nova sala de recepção, há um espaço com brinquedos e mesinha para os pequenos brincarem e se distraírem enquanto a mulher vítima de violência é atendida. O novo ambiente específico será usado para que as mulheres possam receber atendimento de algum psicólogo ou assistente social.

Incentivo

O prefeito Juvenal Rossi destacou a importância do trabalho integrado entre a Prefeitura e outras autoridades como vereadores e a Polícia Civil. O gestor fez questão de elogiar o trabalho desempenhado pelo Crem, as novas instalações do equipamento e o trabalho da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), importantes para coibir a violência contra a mulher. O gestor entende serem fundamentais para evitar a violência valores que têm se perdido na sociedade ultimamente, tais como humildade e perdão, que podem ser difundidos pelo poder público. “A mulher é um ente sagrado e deve ter seu devido valor, pois ela educa uma família, tem toda uma dedicação aos filhos de demais membros de um lar. E ela é a principal vítima da falta disso que tem se perdido”, declarou.

Para Rossi, que também sublinhou a relevância da parceria feita pela Guarda Civil Municipal e Ministério Público, o projeto Guardiã Maria da Penha, no amparo e proteção às mulheres varzinas, é necessário que as autoridades procurem discutir com frequência as causas que levam um homem a se tornar um agressor. “Penso que deve haver discussões para descobrir o que ocasiona essa violência e impedi-la, um trabalho voltado à prevenção”, opinou.

O prefeito também elogiou o esforço da gestora municipal de Desenvolvimento Social, Simone Bifani, para a recuperação da emenda parlamentar de 2012, do então deputado estadual Pedro Bigardi, que estava praticamente perdida no começo da administração municipal atual, em 2013. A administradora também fez questão de enaltecer a atuação do prefeito para a garantia da verba destinada ao Município e elogiou bastante a dedicação dos profissionais do Crem, muito dedicados e prontos a servir a população, independente do horário e dia das demandas identificadas. “A violência doméstica afeta toda a família. Não podemos deixar que as crianças vejam essa conduta violenta e a tenham como espelho”, afirmou Simone.

O delegado de Várzea Paulista, Ruiter Martins, informou aos presentes que a DDM está sendo reformada, para ter espaços maiores dedicados às mulheres vítimas de violência doméstica. “Penso que o problema da violência doméstica não é meramente jurídico e envolve questões sociais. Por esse motivo, parabenizo a iniciativa de realizar o trabalho do Crem”, elogiou.

O vice-prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, destacou que a atual gestão municipal valoriza os servidores, que, bem motivados, exercem melhor atendimento à população. O serviço prestado pelo Crem também foi elogiado pelo gestor. “Vocês estão de parabéns pelo trabalho íntegro e eficiente”.

Os vereadores Robertinho e Dr. Eliseu também participaram da entrega oficial.

Aporte

A ampliação é fruto de um investimento de R$ 97.356,70, advindos da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, viabilizados pela emenda parlamentar do então deputado estadual Pedro Bigardi, de 2012.

Informe-se

Tire suas dúvidas sobre o atendimento prestado pelo Crem em um dos canais informados aqui.