500 animais são castrados em Várzea Paulista

Meio Ambiente - Destaques Saúde - Destaques

Mutirão ocorreu na primeira semana de agosto com organização da Unidade de Meio Ambiente e Zoonoses

A Prefeitura de Várzea Paulista organizou o mutirão de castrações neste final de semana, sábado (1º) e domingo (2), na quadra da Praça CEU. Durante os dois dias, 500 animais foram castrados, entre cães e gatos.

Esta ação feita em parceria entre a Unidade Gestora de Meio Ambiente e Zoonoses ocorre desde 2019. “Nos unimos para esse trabalho de conscientizar as pessoas sobre a importância da castração e do bem estar animal. É bom para os munícipes e para o município, pois reduz as chances de crias indesejadas e animais de rua”, explica Rafael Tamberlini, coordenador de Licenciamento Ambiental do município.

“Foi uma ação bem sucedida, não tivemos nenhum contratempo. Contamos com o CastraMóvel e seguimos diversos protocolos de saúde, como distanciamento entre pessoas e assentos, uso obrigatório de máscara, horários agendados para cada castração e álcool em gel à disposição”, completa.

O trabalho foi realizado por meio da emenda do vereador Fernando Pasqualino, destinada à causa animal. O cadastramento para castração de animais foi elaborado em agosto de 2019. Desta forma, foram contemplados os munícipes que se inscreveram neste período e aguardavam na lista.