Abertura oficial da 8ª Semana do Bebê conta com transmissão ao vivo

Desenvolvimento Social - Artigos Educação - Artigos Saúde - Artigos

Prefeito e gestores de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde discorrem sobre a importância da Primeiríssima Infância no município

A tradicional Semana do Bebê em Várzea Paulista chega a sua oitava edição. A abertura oficial foi realizada nesta quinta-feira (30), em transmissão ao vivo na página da Prefeitura Municipal. Com o tema “Distantes, mas sempre juntos pela Primeiríssima Infância”, o objetivo do evento foi difundir e fomentar o programa Primeiríssima Infância, mobilizando a sociedade sobre a importância dessa fase na vida do ser humano.

O Prefeito Juvenal Rossi agradeceu o trabalho intersetorial dos servidores da área da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, esferas envolvidas no projeto. Ainda ressaltou a união dessas frentes e a importância do processo de evolução do programa no município, que começou em 2013. “Hoje aquelas crianças já são adolescentes, então o que iniciamos lá atrás tem reflexos até hoje, e assim será sempre. .

A criança é um produto de tudo o que acontece com ela desde sua concepção, do que ela vive, do ambiente, do meio em que está. Por isso o trabalho do Primeiríssima Infância não é só um discurso, é extremamente necessário”, explicou. “Nosso papel como seres humanos é trabalhar por um mundo melhor para todos. Assim, todos podemos e devemos fazer a diferença. Os pais não ficam de fora disso, também devem compreender isso e seguir as orientações”, complementou.

A gestora da Unidade de Educação Magali Souza ressaltou a importância do vínculo familiar, ainda mais em tempos de pandemia, que pode ter sido esquecido, mas este é o momento de retomá-lo. “Lembranças e vivências são momentos únicos, farão a diferença na vida do adulto, por isso as experiências familiares são fundamentais para afetividade e desenvolvimento pleno, preservando a primeira infância. Mesmo à distância teremos resultados surpreendentes quando voltamos, pois as práticas envolvidas no distanciamento farão vermos a vida de um novo jeito.”

Simone Bifani, gestora da Unidade de Desenvolvimento Social, destacou a necessidade do apoio e acompanhamento à gestante para uma vida segura e com qualidade. “Quando nasce uma criança, nasce um futuro. Nós que somos mães sabemos da importância do Primeiríssima Infância, projeto em andamento em mais de 40 cidades”, relatou.

Por sua vez, José Roberto Spinucci, gestor da Unidade de Saúde, parabenizou o vereador Claudemir pela criação da lei municipal da Semana do Bebê e explicou que mesmo com a pandemia e o isolamento social, os atendimentos médicos para gestantes e crianças não foram suspensos, bem como as vacinas para essa faixa etária, evidenciando a importância deste trabalho.

A articuladora municipal do Primeiríssima Infância Nilsa Victorino ressaltou que “o programa não deve ser pensado somente essa semana, mas o ano todo. O desenvolvimento dele trouxe uma mudança no olhar dos servidores, que se dedicaram em inúmeras formações, na união intersetorial que buscou mostrar o bebê como um ser que precisa muito mais do que alimentação, com a importância de amamentar, do vínculo e do afeto. “Todos os anos fizemos muitas festividades, mas neste será diferente, de maneira virtual. Por isso, peço que cada um faça sua parte para ajudar a criarmos um mundo melhor para as crianças”, completou.

Confira a programação da 8ª Semana do Bebê: