Câmara Municipal aprova projeto municipal para contenção de gastos

Gestão Pública - Destaques

Pagamento da cota patronal do fundo capitalizado do FUSSBE está suspenso até dezembro deste ano

Discutido em Audiência pública na última quarta-feira (22), o Projeto de Lei 101/2020 foi aprovado pela Câmara Municipal de Várzea Paulista nesta terça-feira (28). Desta forma, os pagamentos da cota patronal do fundo capitalizado ao FUSSBE estarão suspensos até dezembro de 2020.

A proposta aprovada foi a que teve sinal positivo do FUSSBE, a administração buscava um fôlego financeiro maior, afirmando que o cenário econômico é incerto, e que poderão haver quedas na arrecadação municipal. Caso seja necessário executivo e legislativo retomarão a pauta.

Audiência pública realizada em 22 de julho.

Desde abril a Prefeitura vem contendo despesas e gastando menos do que arrecada, com o objetivo de ter uma reserva emergencial. Entretanto, baseado em estudos, números e análises, é prevista uma queda de até 30% do orçamento. Para garantir que os recursos e serviços essenciais sejam mantidos, bem como priorizar a folha de pagamento dos servidores, tal projeto foi elaborado.

Sendo assim, o município deixará de pagar a cota patronal de um dos fundos ao FUSSBE, e continuará a arcar com a dívida deixada pela gestão passada. A partir de janeiro de 2021, a Prefeitura deverá fazer o pagamento desse montante parcelado em 60 vezes com juros de 0,5% ao mês + IPCA.

Audiência pública realizada em 22 de julho.