Várzea Paulista realiza Mapeamento Artístico Cultural

Cultura e Turismo - Cotidiano Cultura e Turismo - Destaques

Objetivo é reunir dados sobre artistas e profissionais culturais da cidade para, entre outros ganhos, viabilizar pesquisas, planejar ações do setor

   A Unidade Gestora de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Várzea Paulista, conduz o Mapeamento Artístico Cultural da cidade. O intuito, com as informações fornecidas por artistas e profissionais de cultura que moram no município, é consolidar o processo com um cadastro, para reunir e organizar esses agentes. Assim, será possível viabilizar a pesquisa, divulgação, busca por informações culturais, contratação de artistas e serviços de entidades culturais, subsídio a políticas culturais e planejamento de ações da Unidade. 

   O projeto integra um conjunto de ações da Unidade Executiva de Cultura e Turismo e é uma das metas do Plano Municipal de Cultura, em fase de aprovação. Com o cadastro, busca-se estabelecer um diálogo permanente com os profissionais do setor da arte e da cultura, abrangendo os mais variados segmentos e manifestações, e nortear ações de desenvolvimento, além de buscar futuros apoios e financiamentos a projetos de quem está cadastrado.

   É importante que os profissionais da área artística e cultural façam seu cadastro, para fortalecer e contribuir com o cenário cultural da cidade, além de obter o reconhecimento de sua atuação na cidade ou pela cidade, o que lhes permitirá maior visibilidade e potencializando a divulgação do seu talento.

Quem pode se cadastrar

   Podem fazer o cadastro todos os profissionais dos segmentos artísticos como música, dança, artes cênicas, artes visuais e seus técnicos. Todos os profissionais da cadeira produtiva da cultura: telecomunicações, editorial, arte popular, artesanato, Design, moda, também podem se cadastrar. Empresas da área cultural também podem fazer o cadastro como pessoas jurídicas, como produtoras, companhias, associações; escolas da área artística e cultural podem se cadastrar deixando clara a especificidade do trabalho: escola de danças, música, etc. 

Como se cadastrar

   A inscrição pode ser feita via formulário online, criado especificamente para o mapeamento, devido ao Decreto de Distanciamento Social. Após a inscrição será avaliada e validade pela equipe técnica da Unidade Executiva de Cultura e Turismo de Várzea Paulista, que o fará assim que possível e dará um retorno a quem fez o cadastro.

FORMULÁRIO PESSOA FÍSICA

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdcVYjyoHDMQUwpKI2hC5MwGrsC_-eZ4x0akMPpUxMSmtGrhA/viewform

FORMULÁRIO PESSOA JURÍCA 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwdoQjso5y8RHndCj2CokI__IHOtJGPOjLsV1L8i7xx6RPpg/viewform

Esclarecimentos

   Quem quiser mais informações pode entrar em contato com a Unidade de Cultura, pelo telefone 4595-2649 ou e-mail cultura.turismo@varzeapaulista.sp.gov.br. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.