Testes rápidos são para quem está na segunda semana com sintomas da Covid-19

Coronavirus - Prevenção Saúde - Destaques

Na primeira semana, o teste pode ter um resultado negativo falso

Muita gente pode pensar que os testes rápidos para detecção do novo coronavírus devem ser aplicados em qualquer pessoa que apresenta os sintomas e a qualquer momento. Mas há alguns cuidados que devem ser seguidos para o resultado ser confiável. Segundo a Dra. Helena Cristina, médica da Prefeitura de Várzea Paulista que orienta a equipe do Corona-fone – atendimento telefônico para tirar dúvidas sobre a Covid-19 -, deve fazer o teste a pessoa que já está com sintomas da doença, como febre alta e dificuldade para respirar, há mais de uma semana. Antes disso, mesmo com a presença do vírus no organismo, o resultado pode ser negativo.

Segundo a servidora, a preocupação do Comitê de Acompanhamento ao Coronavírus da cidade é que a pessoa faça o exame antes do tempo necessário e, com um falso negativo como resultado, relaxe as medidas de segurança necessárias por acreditar que não tem o vírus.

A médica também explica que várias cidades estão fazendo testes rápidos comandados pelo Ministério da Saúde com pessoas convocadas pelo governo, independentemente de haver sintomas ou não, mas isso é para um estudo epidemiológico. “Quando queremos saber como o vírus está circulando na cidade, na região, nós fazemos esse tipo de estudo”, explica sobre a diferença.

Se o munícipe esteve em contato com alguém que testou positivo, a orientação da médica é fazer a própria quarentena, com isolamento em casa por pelo menos 15 dias, após uso de máscara e lavagem constante das mãos com água e sabão. “Fale com seu responsável no trabalho e faça isso. Se tiver sintomas da doença, procure atendimento médico”, orienta Dra. Helena.

Para tirar dúvidas sobre a doença, os números do Corona-fone são (11) 4606-8134 e (11) 4606-8135. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.