Rua Sorocaba começa a ser preparada para receber árvores

Infraestrutura - Destaques Meio Ambiente - Destaques

Parque linear é parte da grande revitalização em curso na via do Jardim Paulista

A Rua Sorocaba, que já recebeu asfalto novo recentemente e está sendo revitalizada, ganhará novas árvores, na primeira etapa de plantio, realizada pela Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente.

A primeira etapa de plantio, a ser iniciada em breve na via do Jardim Paulista, inclui 110 mudas da espécie pau-formiga, entre palmeiras já existentes no local, e de árvores frutíferas que alimentam pássaros. As plantas foram conseguidas por meio de compromissos ambientais assumidos por empresas instaladas em Várzea Paulista.

A Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente está abrindo as cavidades onde haverá o plantio e já fertiliza a terra com adubo. A ideia é fornecer um espaço agradável, junto à pista de caminhada que também será construída por uma empresa licitada, a quem mora ou trabalha perto do espaço.

Até o final das etapas de arborização, ao longo de alguns meses, serão plantadas cerca de mil mudas. O projeto também inclui trabalhos executados pela construtora e gerenciados pela Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura Urbana: plantio de grama, a ser feito em breve, recapeamento de 6.480 m² da via (770 metros lineares), já realizado, além da construção de calçadas, e recuperação do estacionamento, que também será ampliado o quanto antes. O parque linear também terá bancos instalados brevemente.

Todas as ações estruturais, com exceção da limpeza do espaço que receberá as árvores, abertura das cavidades que receberão as mudas e o plantio em si (ações custeadas por compromissos ambientais citados no início do texto), são fruto de um convênio com o governo estadual. A Unidade de Meio Ambiente também realizou licenciamento ambiental junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), para transformar o espaço do parque em uma área ambiental, algo fundamental para possibilitar a construção da nova área verde que a Rua está ganhando.

Avenida Bertioga também será beneficiada

O recapeamento de um trecho da via, no sentido bairro-Centro, entre o ponto que fica em frente à rotatória de retorno à Rua José Rabelo Portela e o ponto de encontro com a Rua Paschoal Gianfranco, também é contemplado pelo convênio estadual da Rua Sorocaba. A expectativa é de que o serviço seja iniciado em breve.