Várzea Paulista ganha mais de 4 km de defensas e 25 lombadas

Trânsito - Cotidiano Trânsito - Destaques

Avenidas Marginal e Bertioga recebem defensas metálicas em trechos críticos e lombadas foram construídas em pontos nos quais se identificou essa necessidade

Avenida Eduardo de Castro

O programa Respeito à Vida, parceria da Prefeitura de Várzea Paulista com o Detran-SP, está viabilizando a instalação de 4.120 metros de defensas metálicas semi-maleáveis, distribuídas nas Avenidas Marginal do Rio Jundiaí e Bertioga, e a construção, já finalizada, de 25 lombadas, espalhadas em vários bairros da cidade. A Marginal recebeu as proteções em trechos críticos que ainda não contavam com elas, e a Bertioga teve as defensas instaladas em praticamente toda a extensão da via. Os locais para as lombadas foram escolhidos, de acordo com as demandas identificadas. Os trabalhos foram feitos por empresas licitadas e gerenciados pela Unidade Gestora Municipal de Trânsito. O objetivo das ações, que também incluem sinalização de solo em vários pontos necessários, é tornar o trânsito mais seguro nos locais contemplados.

Confira os trabalhos realizados:

Defensas

Avenida Bertioga

Para evitar a queda de veículos no Rio Jundiaí e Córrego Bertioga, estão sendo colocados 4.120 metros de defensas metálicas nas principais vias varzinas cortadas por eles. A Avenida Marginal do Rio Jundiaí ganhou em seus dois lados, 2.250 metros de defensas em trechos críticos que ainda não tinham essa proteção, como por exemplo, o próximo à entrada da cerâmica, na Marginal Esquerda. A Avenida Bertioga recebeu 1.870 metros de defensas, em seus dois lados, que contemplam praticamente toda a extensão da via.

Velocidade controlada

Construídas em pontos diversos da cidade, as lombadas servem para diminuir a velocidade dos carros em locais estratégicos. Veja os pontos de cada via contemplada. Os números dão a ideia do local em que fica cada lombada.

1: Rua 3, n° 90 – Sítio São José

Largura: 6,5 m

2: Estrada do Mursa – Sítio do Mursa (perto da CPFL)

Largura: 5,3 m

25: Rua Frutal, n° 53 – Jardim América I

Largura: 6,5 m

Trânsito renovado com parceria

O investimento do programa é de RS 1.267.850,00, pagos integralmente pelo Detran. Todos os trabalhos previstos devem ser concluídos até agosto deste ano.