Programa Respeito à Vida leva segurança para o trânsito de Várzea Paulista

Trânsito - Destaques

Ação envolve a instalação de lombadas, sinalização de solo e de defensas

Nas últimas semanas, diversas ruas de Várzea Paulista estão recebendo nova sinalização de solo e lombadas e, em alguns trechos, foram instaladas defensas maleáveis – os balizadores. Essas ações fazem parte do programa Respeito à Vida, do DETRAN-SP em parceria com a Prefeitura Municipal.

De acordo com o gestor de Trânsito, Óseas Martins, foram realizados 30% dos trabalhos previstos no projeto. Os locais que receberam as melhorias foram indicados pelos vereadores e solicitações da população, que passaram pela análise dos profissionais da pasta. “Nossa expectativa é diminuir o índice de acidentes com vítimas fatais. Já alcançamos um bom resultado e acredito que as defensas instaladas na Marginal do Rio Jundiaí tenham contribuído para isso. A sinalização das ruas dão mais segurança para o condutor e as lombadas reduzem a velocidade em pontos críticos”, explica.

Entre as vias que já receberam a nova pintura de solo, estão a Rua Poconé – no Jardim Mirante; Rua Ananatuba, Rua Arari, Rua Araçá, Rua Aruã e Rua Itajaí – no Parque Guarani; Rua Vigário Alfonso Nikrakc e Rua Alberto de Oliveira – no Jardim Cruz Alta e Rua Guarova e Rua Aracuri – Jardim das Palmeiras.

As vias que receberam novas lombadas são: Rua Itaquera, 217 e Avenida Tanabi, 482 – Jardim América 3; Rua Andradina, 236 – Jardim América 2; Rua Frutal, 53 – Jardim América 1; Rua Cananeia – Jardim Paulista; Rua Lindório Rocha, 722 – Chácara Santa Marta; Rua Richard Klinger, 250 -Sítio do Moinho e Estrada do Mursa, em frente à igreja Assembleia, bairro do Mursa.

A parceria com o DETRAN-SP garante um investimento de R$1.267.850,00 para a instalação de diversos elementos protetores nas vias mais movimentadas, diminuindo assim o número de acidentes nos locais.

O projeto está dividido em três pilares: colocação de lombadas, pintura horizontal do solo e instalação de defensas metálicas semi-maleáveis.