Obras avançam na Avenida Bertioga, com estátua em homenagem aos varzinos

Infraestrutura - Destaques

Diversas frentes estão sendo trabalhadas pela equipe de Infraestrutura

A Avenida Bertioga, muito conhecida na cidade, vem recebendo uma série de melhorias, transformando-se em um local de orgulho para os munícipes. A equipe da Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana vem executando várias frentes de trabalho neste bairro. Saiba mais sobre cada uma delas.

Um trecho do Córrego Bertioga que não estava previsto no projeto foi canalizado, próximo ao posto de gasolina do local. Além disso, a Avenida será recapeada entre a altura do número 1370 até a Rua Atroaris, sentido Centro, com início a depender a finalização das obras de ampliação do emissário de esgoto que está sendo executado pela SABESP, outro pedido da população.

Foram executadas novas bocas de lobo, bem como a reforma de outras ao longo da via. Todas as guias e sarjetas estão sendo trocadas e um sarjetão foi executado junto ao estacionamento da Avenida, recentemente pavimentado.

Segundo Renato Germano, gestor da Unidade, foram instalados os letreiros “Eu <3” no local, em referência ao “Eu <3 Várzea Paulista”, mas que também permite que os munícipes tirem fotos ao lado do coração com pessoas queridas.

Além disso, a cidade e os munícipes serão prestigiados com uma homenagem em forma de estátua. Com a silhueta de duas pessoas, o monumento representa, na figura do homem que segura um tijolo, os oleiros e olarias de Várzea Paulista, e na figura da mulher que levanta um vaso de flor, os orquidófilos e cultivadores de orquídeas da cidade.

O projeto foi executado em tempo recorde, 15 dias, desde rascunho, confecção, execução e instalação. O projeto foi idealizado por Germano; com arte e desenho feitos pela estagiária de Arquitetura e Urbanismo Shayene Franchi de Oliveira, com apoio da Priscila Spiandorin, também estagiária; confecção da equipe de carpintaria e drenagem; instalação pela equipe de máquinas e drenagem; e pintura pela equipe de pintura. A equipe elétrica está trabalhando para iluminar a estátua e parte do Córrego. “É uma homenagem simples, mas que contou com muito empenho e dedicação da equipe”, conta o gestor.

As obras complementares do Córrego Bertioga são divididas em três fases: canalização do Córrego por meio de verbas do Governo Federal, feitas com a Unidade Gestora de Obras; do recapeamento e demais ações na via, com emenda do Deputado Federal Alexandre Pereira; e da canalização deste trecho no entorno do posto de gasolina, executada pela Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana. “Assumimos esse desafio de canalizar e realizar as demais obras com equipe própria, que apesar de ser pequena e mesmo sem equipamento igual ao de grandes construtoras, alcançou o resultado com empenho de todos, que ajudaram muito e graças a Deus deu tudo certo. As pessoas estão felizes, pois muitos não acreditavam que isso um dia fosse acontecer. Eu estou muito feliz como gestor, em fazer parte desse desafio junto com a equipe. Todos estão de parabéns!”, completa.