Oficinas teatrais online estão com as inscrições abertas

Cultura e Turismo - Cotidiano Cultura e Turismo - Destaques

Rodada em Rede – Os Interiores do Teatro será realizada pela plataforma Google Meet

As Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo oferece aos munícipes de Várzea Paulista a participação na Rodada em Rede: Os Interiores do Teatro.

A oficina parte da troca de experiências e protagonismo dos artistas para o fortalecimento da rede de grupos de teatro do interior e contará com a mediação de Sérgio Ferrara e André de Araújo. A ação é voltada para jovens a partir de 16 anos, grupos e artistas do Interior e Litoral do Estado de São Paulo.

Serão realizados três ciclos:

1º Ciclo: 26 e 28/05 – 3ª e 5ª das 14h às 17h
2º Ciclo: 16 e 18/6 – 3ª e 5ª das 14h às 17h
3º Ciclo: 08/07 – 4ª feira das 14h às 17h

As inscrições serão realizadas até sexta-feira (22) e a seleção será feita por meio de uma ‘Carta de Interesse’, que deve ser enviada para o e-mail: reguaquantica@gmail.com.


No corpo do e-mail, escreva o seu nome, idade, nº de celular/whatsapp, E-mail para
recebimento de link dos encontros, cidade e estado de residência, Grupo de Teatro (caso participe de algum), Por que tem interesse em participar da Oficina? (máximo de 4 linhas).

Os encontros serão realizados pela plataforma Google Meet e o link será enviado com um dia de antecedência para os inscritos.

Sobre os Ciclos

1º Ciclo: 26 e 28/05 – 3ª e 5ª das 14h às 17h

Sinopse: Sérgio Ferrara e André de Araújo mediam o 1° Ciclo de Roda virtual de conversas e depoimentos com representantes de grupos onde os mesmos serão convidados a compartilhar entre si e com outros interessados as suas experiências processuais desenvolvidas no momento atual, buscando identificar convergências e proximidades, bem como diferenças e pluralidades, valorizando o protagonismo de jovens grupos e artistas do interior e litoral do estado de São Paulo e, sobretudo, criando condições para o fortalecimento de redes ativas que, inevitavelmente, serão cada vez mais essenciais, considerando os impactos gerados pela pandemia no campo das artes cênicas, em especial na formação teatral e nos modos de produção dos espetáculos.


2º ciclo – Rodada em Rede: Os Interiores do Teatro

Com Sérgio Ferrara e André de Araújo

Dias 16 e 18/6 – terça e quinta-feira das 14h às 17h

Participantes do 1° Ciclo não precisam se inscrever novamente

As inscrições serão realizadas até 10 de junho  e a seleção será feita por meio de uma ‘Carta de Interesse’, que deve ser enviada para o e-mail: reguaquantica@gmail.com.

No corpo do e-mail, escreva o seu nome, idade, nº de celular/whatsapp, e-mail para
recebimento de link dos encontros, cidade e estado de residência, Grupo de Teatro (caso participe de algum), Por que tem interesse em participar desta Oficina? (máximo de 4 linhas).


Os encontros serão realizados pela plataforma Google Meet e o link será enviado com um dia de antecedência para os inscritos.

Sinopse: Sérgio Ferrara e André de Araújo mediam o 2° Ciclo da Roda virtual de conversas com representantes de grupos e outros interessados. O ciclo se reiniciará com formato similar, porém com desenvolvimento dos temas e pautas a partir das questões levantadas no primeiro ciclo. Cada grupo será provocado a elaborar um vídeo de um minuto a ser disponibilizado via YouTube, no qual buscará sintetizar sua visão dos encontros, podendo essa colaboração se dar nos mais diversos formatos ou linguagens, como depoimentos, exercícios, leituras dramáticas, cenas etc.


3º Ciclo – Rodada de Rede: Os Interiores do Teatro – Encerramento

Com Sérgio Ferrara e André de Araújo

08/7 – das 14h às 17h

Público: Participantes do 1º e 2º Ciclos

Plataforma Google Meet


Sinopse: Sérgio Ferrara e André de Araújo encerram a Rodada de Rede com representantes de grupos e outros interessados. Serão feitas reflexões sobre os 4 dias de encontros e sobre os conteúdos produzidos pelos participantes, reunidos e ordenados pelos mediadores em uma grande playlist, que se tornará um registro artístico público dos encontros e processos criativos dos grupos e seus participantes.