Praticar exercício físico em casa é mais seguro que ao ar livre

Coronavirus - Prevenção Saúde - Destaques

Manter uma rotina física ativa em casa é importante para imunidade

A atividade física é importante para a saúde do corpo e mente. E neste momento de isolamento social, em que ficamos em casa para evitar a disseminação do COVID-19, devemos manter os exercícios físicos para aumentar nossa imunidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que adultos saudáveis devem praticar, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana.

Entretanto, praticar exercícios ao ar livre não é uma boa ideia no momento, pois há risco potencial de contágio em determinadas distâncias e modalidades. De acordo com estudos de pesquisadores na Bélgica (Universidade Católica de Leuven) e Holanda (Universidade de Tecnologia de Eindhoven), uma simulação computadorizada analisou e concluiu que gotículas de saliva emitidas por pessoas durante exercícios físicos ao ar livre ficam no ar logo atrás delas enquanto se movimentam. Sendo assim, em uma caminhada o risco de contaminação ocorre quando a distância é inferior a 4 e 5 metros da pessoa que está à frente; em uma corrida o risco ocorre em uma distância inferior a pelo menos 10 metros; e durante a pedalada o risco está em distâncias inferiores a pelo menos 20 metros do indivíduo à frente.

O ideal é que as atividades sejam praticadas em casa e não em lugares compartilhados. Para que a população possa se exercitar com segurança estão sendo disponibilizados vídeos nas redes sociais da Prefeitura de Várzea Paulista em que professores e instrutores da área do Esporte municipal dão dicas de atividades físicas para fazer em casa, utilizando o próprio peso ou adaptando utensílios caseiros. Acesse clicando aqui.

Para manter uma rotina fisicamente ativa, vale também as tarefas domésticas como varrer, arrumar armários, brincar com animais de estimação, dançar, subir e descer escadas, entre tantas outras. Na internet também é possível encontrar diversos vídeos e aplicativos com orientações sobre atividades físicas.