Prefeitura intensifica fiscalização para conter avanço da pandemia

Coronavirus - Prevenção Desenvolvimento Econômico - Destaques

Administração fiscaliza comércios e orienta população, para aumentar adesão ao isolamento, que teve taxa média de 47% nos últimos quatro dia

Na noite dessa quinta-feira (14), uma equipe de fiscalização do comércio da Unidade Gestora de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal) fez uma grande ação em vários bairros da cidade (durante o dia, na Região Central, e à noite, na Oeste), para fechar estabelecimentos cujo funcionamento está proibido por lei em razão da quarentena e orientar os que não estavam adotando as medidas de prevenção.

“Percebemos que os comércios maiores, de atividades permitidas, no centro da cidade, estão respeitando a obrigatoriedade do uso de máscaras em funcionários e clientes e o distanciamento entre as pessoas (dois metros). Então estamos focando em comércios menores, de outros bairros, já que alguns deles estão funcionando sem permissão ou descumprindo essas medidas sanitárias”, explica o gestor municipal da pasta, Marco Bueno. De acordo com o administrador, a ação vai se repetir em outras datas, sempre em horários alternados.

A Prefeitura de Várzea Paulista tem agido para aumentar a taxa de adesão ao isolamento social na cidade. Nos últimos quatro dias, o índice médio caiu e foi de 47%. A média está abaixo da faixa entre 50% e 60%, considerada aceitável pelo Governo Estadual e bem abaixo dos 70%, taxa ideal estabelecida pelas autoridades de saúde para conter a disseminação da Covid-19. Para que o índice aumente e a cidade fique mais protegida, várias ações têm sido realizadas, como o fechamento de comércios não essenciais que não podem funcionar neste momento e a conscientização de comerciantes e clientes, para o uso das máscaras faciais e o respeito ao distanciamento mínimo entre as pessoas.

Guarda Municipal ajuda na fiscalização

A corporação municipal varzina tem feito várias ações diferenciadas para coibir o funcionamento inadequado ou proibido de estabelecimentos comerciais, em meio à pandemia. “Temos atuado no enfrentamento à disseminação do vírus, sobretudo com orientações aos munícipes em geral e, especificamente aos comerciantes. Há alguns dias, tivemos de dispersar algumas pessoas de uma adega, qualificamos a proprietária (registramos seus dados), e chamamos a equipe de fiscalização do comércio para adotar as medidas cabíveis. Também tivemos que agir algumas vezes na agência da Caixa, para garantir que os clientes estivessem de máscara e respeitassem o distanciamento preventivo necessário entre eles”, relata o comandante da GCM, Pedro Eli da Cunha. Uma viatura com mensagem de conscientização também está sendo usada pelos guardas em vários pontos do município.

Na noite de quinta-feira (14), em meio à fiscalização dos comércios, um bar da região da Vila Popular, que já estava interditado pela Prefeitura e gerou denúncia, seguia aberto, em descumprimento inclusive ao decreto que proíbe o funcionamento de bares, por conta da pandemia, foi novamente interditado, na ação da equipe de fiscalização, com o apoio da GCM e da Polícia Civil. Coincidentemente, o proprietário, um senhor de 60 anos, foi preso por suspeita de estupro de uma vulnerável, a adolescente de 13 anos que estava no estabelecimento, durante a fiscalização. No interior do local, os guardas apreenderam máquinas caça-níquel. No estabelecimento ao lado, que também foi averiguado após receber denúncia, foram encontrados pássaros silvestres engaiolados – o proprietário foi autuado.

Como denunciar

As denúncias de estabelecimentos de atividades não essenciais funcionando ou de comércios que podem abrir as portas, mas não estão respeitando as medidas de proteção podem ser feitas à GCM todos os dias, em qualquer horário, pelo telefones 4596-7744, 153, ou 0800 770 0811.
Festas, com ou sem entrada franca, e quaisquer outros tipos de aglomeração estão igualmente proibidos por lei e a denúncia, nesses casos, precisa ser feita à PM (Polícia Militar), pelo número 190. O atendimento também é feito todos os dias, a qualquer hora.