Várzea Paulista prorroga medidas de isolamento até 31 de maio

Coronavirus - Comitê

Prefeitura segue as orientações do Governo Estadual, que prorrogou quarentena nesta sexta (8); fiscalização do uso de máscaras é intensificada

O Comitê de Acompanhamento ao Coronavírus de Várzea Paulista anunciou, em live no Facebook da Prefeitura, na tarde desta sexta-feira (8), que o município se manterá em quarentena, com as mesmas restrições atuais, até ao menos 31 de maio, assim como todo o estado, após a prorrogação divulgada pelo Governo Estadual.

O prefeito Juvenal Rossi reforçou a importância da colaboração de todos para que a cidade possa superar o atual momento com o menor prejuízo à saúde possível e, assim, a cidade possa voltar a ter conquistas, em especial na própria área da saúde, que a administração municipal quer contemplar. “Vamos manter a vida primeiro, para que haja esperança de tudo isso continuar”, declarou.   

Segundo o gestor de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno, o governador João Dória declarou, no anúncio da prorrogação da quarentena, que nenhuma região do estado conseguiu atingir a adesão ao isolamento necessária para haver afrouxamento das medidas restritivas. Por essa razão, foi preciso manter a quarentena, para que o isolamento possa continuar e fazer com que o aumento dos casos diminua gradativamente.    

Segundo Bueno, Várzea Paulista começou a distribuir ofícios para os comerciantes, com informações das implicações de não haver uso de máscaras nos funcionários dos locais de atividades essenciais, que estão funcionando, ou nos clientes dentro dos espaços. A ideia é garantir o correto cumprimento do decreto estadual que determinou o uso de máscaras para todas as pessoas que estão fora de casa. 

95% das pessoas estão usando as máscaras na Avenida Fernão Dias Paes Leme, segundo Bueno, mas muitas regiões ainda precisam aumentar bastante esse índice. “Saia de máscara, não só por causa desse decreto, mas, sim, por sua vida e de quem precisa sair de casa para trabalhar ou por outro motivo”, pediu.   

Fernando Max, médico infectologista da Prefeitura, cuja capacidade e trabalho de condução das ações do comitê municipal foram reconhecidos pelo prefeito, também reforçou a importância de saber usar as máscaras, que é mais uma arma contra a propagação do novo coronavírus, a ser sempre usada em conjunto com o isolamento social (na rua deve ser de no mínimo um metro entre uma pessoa e outra), etiqueta respiratória (braço à frente da boca ao tossir ou espirrar) e lavagem constante das mãos. “O ideal é que as máscaras caseiras sejam de algodão para facilitar a respiração, já que as pessoas precisarão ficar de máscara por muito tempo.

Antes de colocar ou retirar a máscara, é preciso higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel e o manuseio dela deve ser feito pelas alças, que ficam nas orelhas. É preciso que elas sejam trocadas a cada duas ou três horas e isoladas em uma sacola, sem que entrem em contato com nenhum outro item da bolsa, por exemplo, para não infectar esse objeto”, orientou.   

O médico explicou que apenas as crianças a partir de 2 anos de idade devem usar a máscara, para evitar a asfixia de quem não tem pelo menos essa idade. Os pequenos com máscaras devem sempre ter a supervisão de um adulto para não a usarem de maneira errada, colocando a mão na frente para arrumar a proteção facial, por exemplo. Pessoas com problemas respiratórios ou doença neurológica que causa dificuldade de manusear a máscara têm seu uso dispensado, segundo o infectologista. 

Max também reforçou a importância de manter os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde, já que não há remédio ou vacina contra a Covid-19 e nos casos graves a pessoa infectada precisa de um leito de UTI (unidade de terapia intensiva) para lutar contra a doença. A média de ocupação desses leitos no estado já é de 70% e do hospital público de referência para Várzea Paulista, que recebe casos graves da cidade, já é de mais de 50%. Por isso é muito importante que os cuidados sejam mantidos e o número de pessoas doentes aumente muito, o que provocaria grande dificuldade de encontrar leitos de UTI para os varzinos.

Testagem

De acordo com o infectologista, pessoas com suspeita da doença e sintomas leves, em acompanhamento domiciliar, serão convocadas pela Unidade Gestora Municipal de Saúde para fazer os testes rápidos da doença que Várzea Paulista já possui, do Ministério da Saúde. 

Volta de atendimentos 

Segundo o gestor municipal de Saúde, José Roberto Spinucci, os atendimentos com especialistas do Poupatempo da Saúde estão sendo retomados aos poucos, com todos os cuidados para evitar o contágio da Covid-19. O mesmo vale para exames de ultrassom. Quem já tinha um desses atendimentos agendados precisa procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.  

Acompanhe   A íntegra da live pode ser conferida na página oficial da Prefeitura no Facebook: facebook.com/prefeituravarzeapaulista.