Serviços públicos focados no combate ao Coronavírus completam 250 atendimentos em oito dias

Coronavirus - Prevenção

De 27 de abril a 5 de maio, Unidade de Combate ao Coronavírus atende 148 pessoas e Corona-fone faz 102 atendimentos; cidade consegue exames rápidos e viabiliza compra de equipamentos de proteção

A UCC (Unidade de Combate ao Coronavírus), órgão exclusivo para atender pessoas com sintomas de Covid-19, e o Corona-fone, central que tira dúvidas sobre a doença, fizeram, 250 atendimentos, entre 27 de abril e 5 de maio. Desde o início do funcionamento dos dois serviços, em 23 de março, foram 981 atendimentos.

A UCC completou, de 27 de abril a 5 de maio, 148 atendimentos. 58 das pessoas atendidas receberam atestado para ficar isoladas em casa. Com os novos números, o total de pessoas atendidas desde o início do funcionamento do serviço, em 23 de março, até 5 de maio, foi de 615 atendimentos e 297 atestados para isolamento social.

Instalado na Avenida Eduardo de Castro, 65, o local funciona todos os dias, das 7 às 19 horas, com estrutura hospitalar para atender pessoas com suspeita da doença, apresentando sintomas como febre alta, tosse seca, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar. 

É indicado que, antes de se dirigir à UCC, o munícipe entre em contato com o Corona-fone, central telefônica que tira dúvidas da população sobre o coronavírus.

A central tem recebido um número considerável de chamadas. Entre as últimas duas segundas-feiras (27 e 5), o serviço atendeu 102 pessoas, para procurar tirar dúvidas sobre os sintomas e como proceder. Ao todo, desde 23 de março, quando o serviço começou a funcionar, foram 366 ligações. 

O Corona-fone está disponível todos os dias, das 7 às 19 horas. Os números são: (11) 4606-8134 e (11) 4606-8135.

Boletim

Várzea Paulista tem, até 06 de maio, 72 casos notificados de Covid-19, dos quais 24 já foram descartados, 16 são suspeitos, incluindo um óbito em investigação, e 32 são confirmados. Desse total de pessoas com a doença confirmada, duas estão em acompanhamento em casa, três estão internadas, cinco vieram a falecer, e 22 se recuperaram. 

Os primeiros dois óbitos foram em 4 de abril: uma mulher de 88 anos, com doença cardiovascular, diabete e câncer de mama; e uma outra senhora, de 70 anos, sem comorbidade. No dia 11 de abril, houve a terceira morte: um homem de 83 anos com pressão alta. No dia 2 de maio, um homem de 82 anos que tinha hipertensão veio a óbito e a quinta morte, na última terça-feira (5), foi de uma mulher de 49 anos, que tinha hipotireoidismo.

Novidades

O Comitê de Acompanhamento ao Coronavírus tem boas novas. Entre as medidas relevantes recentes, estão a chegada de 740 testes rápidos enviados pelo Governo Estadual, para aplicação em servidores da linha de frente do enfrentamento à doença (segurança e saúde) e em outros grupos a serem definidos pelo protocolo que está sendo estabelecido pela Vigilância Sanitária do Município; aquisição de outros 1.500 testes rápidos que estão para chegar; aquisição de novos EPIs (equipamentos de proteção individual), para proteger servidores municipais; e uma campanha de incentivo ao uso de máscara facial para quem sai de casa, que será obrigatório a partir desta quinta-feira (7), em todo o estado.