Saiba a maneira correta de usar as máscaras de proteção

Coronavirus - Prevenção Saúde - Destaques

Seja descartável, profissional ou de tecido caseira, aprenda a maneira correta de usar, descartar e como higienizar a sua máscara

A partir de quinta-feira (07), o uso de máscaras de proteção passa a ser obrigatório em todo o Estado de São Paulo. O item diminui o risco de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) e pode ser de tecido – feita de maneira caseira, de material descartável ou profissional.

A máscara funciona como uma barreira, quem está contaminado não vai espalhar gotículas com o vírus ao falar, tossir ou espirrar. E as pessoas saudáveis terão uma proteção no rosto para que as mucosas da boca e do nariz não entrem em contato com partículas contaminadas.

A função da máscara é cobrir as “portas de entrada e de saída” do vírus no organismo, por isso, é tão importante sempre deixar a boca o nariz coberto.

Como usar?

Para que a proteção seja efetiva, a máscara deve cobrir o nariz inteiro e descer até o queixo, de modo que não sejam formados vãos por onde as gotículas possam entrar. A máscara não deve ficar frouxa ou se mover no rosto, mas sim, se moldar a ele.

Lave bem as mãos antes e depois de colocar e de tirar a máscara. Ao colocar, a segure pelos elásticos e faça o encaixe atrás das orelhas.

Ao retirar a máscara, por um curto período, como para beber água, pegue-a pelo elástico. Nunca tire a máscara e deixe-a no queixo.

Troque a máscara a cada duas horas

As máscaras devem ser trocadas a cada duas horas ou sempre que ficarem úmidas. Ao tossir ou espirrar, lave bem as mãos, retire o equipamento da forma correta e descarte-o em um saco (se for de tecido, lave-a). Higienize as mãos novamente e coloque uma nova máscara.

Como retirar?

Para retirar a máscara, tire os elásticos de trás das orelhas. Não toque na parte da frente da máscara, já que pode estar contaminada. Depois a máscara deve ser lavada ou jogada no lixo de maneira correta. Lave as mãos após retirar o equipamento.

Lave a máscara com água e sabão

As máscaras de tecido devem ser higienizadas com água e sabão. Outra opção é deixá-las de molho por cerca de 20 minutos, em uma solução com 10 ml de água sanitária e meio litro de água. Se quiser, pode usar um ferro quente para reforçar a esterilização. E atenção: não misture a máscara com as demais peças de roupa. Lave-a individualmente.

É importante destacar que somente as máscaras caseiras podem ser lavadas e reutilizadas. A cirúrgica e a N95 não podem ser lavadas, somente descartadas.

Como descartar as máscaras?

As máscaras descartáveis devem ser jogadas no lixo de maneira correta, para evitar a contaminação dos coletores. Para o descarte é preciso usar dois saquinhos plásticos – um dentro do outro. Ao retirar a máscara do rosto, segure apenas pelo elástico e lave as mãos antes e depois. Com a máscara lá dentro, é só amarrar bem e jogar no lixo do banheiro. Outra dica é identificar o material e não encher demais a sacolinha.

As medidas também valem para quem utiliza luvas descartáveis.  

De qual material devem ser feitas as máscaras caseiras?

Segundo o Ministério da Saúde para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém.

As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.