Média do isolamento em Várzea Paulista está abaixo do ideal e perto do limite aceitável

Coronavirus - Prevenção

Na segunda-feira (4), isolamento foi de 46%. Nos últimos dias, distanciamento caiu e ficou, em várias datas, abaixo do patamar mínimo determinado pelo Governo Estadual, para haver algum tipo de flexibilização

A média de adesão ao isolamento social em Várzea Paulista, de 19 de abril até a segunda-feira (4), foi de 51,2%. O governador João Doria divulgou, segunda-feira (4), que as cidades que não tiverem mais de 50% de adesão à quarentena estadual serão automaticamente excluídas da reabertura gradual da economia em São Paulo, prevista pelo Estado para ocorrer a partir de 11 de maio. O índice é medido por meio do monitoramento inteligente do Estado.

Na avaliação da gestão municipal varzina, o índice caiu muito provavelmente pela sensação de que, com o sucesso do distanciamento entre as pessoas na contenção da doença, ele passa a parecer desnecessário para algumas pessoas. Diante da necessidade de aumentar o isolamento, para que a vida dos varzinos possa, aos poucos, ser normalizada, a Prefeitura segue engajada em manter o máximo isolamento possível dos munícipes.

A administração municipal está intensificando a fiscalização dos comércios, para evitar que os estabelecimentos não essenciais abram. Nesta terça-feira (5), será publicada uma nova resolução na Imprensa Oficial do Município, informando que os estabelecimentos essenciais que permitirem a entrada de clientes sem máscaras sofrerão penalização. A mesma regulamentação deixará claro que o Município continuará a seguir integralmente as orientações estaduais de combate à doença, sem flexibilizar nenhuma regra.

A partir de quinta-feira (7), todas as pessoas que saírem de casa precisarão estar de máscara, segundo novo decreto estadual. A Prefeitura já iniciou uma campanha de conscientização sobre essa nova determinação e vai fiscalizar o uso da proteção.

No mais, o Comitê de Acompanhamento do Coronavírus da cidade vai avaliar periodicamente o quadro municipal para tomar eventuais novas medidas de proteção.