Prefeitura inicia maior pacote de recapeamentos e melhorias urbanas da história de Várzea Paulista

Infraestrutura - Cotidiano Infraestrutura - Destaques

Ao todo, serão mais de 183 mil m² de asfalto em todas as regiões da cidade, além de calçamentos, serviços de drenagem e outros trabalhos estruturais

Rua Caiapó (Vila São José)

Na última sexta-feira (24), a Prefeitura de Várzea Paulista deu início, na Rua Caiapó (Vila São José), a mais uma etapa do programa Novos Caminhos. A ação na via é o começo do maior trabalho de recuperação urbana da história da cidade, que contemplará todas as regiões da cidade.

83 vias públicas serão beneficiadas, das quais 80 pontos vão receber 183.515,33 m² de asfalto novo e vários locais serão contemplados com outras melhorias, tais como a pavimentação do estacionamento do Parque Chico Mendes e calçamentos na Região Norte.

O total de investimento é de R$ 15 milhões, oriundos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), linha de crédito da Caixa Econômica Federal. O prefeito Juvenal Rossi, na transmissão ao vivo para apresentar os trabalhos, nesta terça-feira (28), destacou que, além dos benefícios estruturais que as obras representam, que permitirão melhores condições para ir e vir no município, os serviços vão  aumentar a autoestima do povo varzino. “A restauração vai embelezar os bairros e valorizar a cidade como um todo. O que se faz de bom em um ponto do município vai refletir no outro”.

Confira o que cada região vai receber, dentro do pacote que deve ser concluído até o final deste ano:

Oeste

Na Região Oeste, 37 vias públicas, distribuídas nos bairros Jardim das Palmeiras, Jardim Gianfrancesco, Parque Guarani, Vila Tupi, Jardim Bertioga, Jardim Buriti, Vila Jerivá e Jardim Itália, receberão asfalto novo em trechos ou na sua totalidade, o que totalizará 87.870,10 m² de asfalto. Haverá várias revitalizações, como as da pista de caminhada e academia ao ar livre da Avenida Bertioga, viela entre Ruas José Rabelo Portela e Guaraná, e sistema de drenagem da viela entre as Ruas Aratá, Ananatuba e Tanque Velho.

Central

Na Região Central, 49.602 m² de asfalto novo serão lançados sobre trechos ou integralidade de 19 vias, localizadas nos bairros Vila Santa Terezinha, Jardim Primavera, Centro, Jardim do Lar, Vila São José, Jardim Satélite, Vila Paraíso e Jardim Itajaí. A região também receberá outros trabalhos como o sistema de drenagem na Rua Emancipação e a revitalização de dois parquinhos: um em frente ao Ginásio Ayrton Senna da Silva e outro na Praça da Bíblia.

Norte

Na Região Norte, serão 24.526,03 m² de asfalto novo, em 13 vias públicas (trechos ou inteiras), que são dos bairros Jardim América II, Jardim São Paulo, Cidade Nova II e Jardim Novo Mundo. O estacionamento do Cemitério Nossa Senhora da Piedade será pavimentado e outras melhorias serão feitas na região, como a execução de calçadas nas Ruas Cafezal e Cajobi, do Jardim América II, e a revitalização do parque do Jardim Novo Mundo.

Leste

A Região Leste terá 21.517,20 m² de asfalto novo em 11 vias (trechos ou inteiras), que são dos bairros Jardim Promeca e Jardim Felicidade. Na região, também será feita a revitalizações das instalações de drenagem de águas de chuvas na Rua Riscala Chacur. A academia e parquinho do Complexo Esportivo e Social Kim Nozaki, no Jardim Promeca, também serão revitalizados.

Agradecimento

Na apresentação das obras, o prefeito agradeceu aos vereadores o apoio ao aprovar o investimento de R$ 15 milhões, em outubro de 2019.  O gestor municipal de Infraestrutura Urbana, Renato Gernano, reforçou esse reconhecimento aos parlamentares. Graças à aprovação por parte do legislativo municipal, será possível beneficiar a cidade de forma significativa com ações como o recapeamento de toda a Avenida Macaúba, 75% do Jardim Promeca, além da revitalização da quadra da Rua Araré, inclusive com uma cobertura.

Germano ressaltou que os vereadores colocaram em primeiro plano o interesse e necessidades da população. “Agradeço aos vereadores Giba, Eliseu, Nil, Fernando Pasqualino, Robertinho, Hulk e Mauro, pelo sim de vocês. Faço esse agradecimento em nome do governo e da Unidade de Infraestrutura. Tenho certeza de que Várzea Paulista será outra após essas obras”, declarou.

Trabalho de longo prazo, para o futuro

O prefeito destacou que a gestão municipal tem realizado diversas melhorias urbanas, desde 2013, das quais se destacam o recapeamento, pavimentação ou revitalização de mais de 350 ruas e avenidas, além de calçamentos e diversas revitalizações em muitas áreas públicas varzinas. O vice-prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, fez questão de mostrar que o cenário encontrado pela atual administração, em janeiro de 2013, com muitos desafios e uma dívida considerável, vem sendo superado e obras como as que se iniciam são importantes nesse processo de mudança da realidade varzina para uma história feliz. “Nosso objetivo principal é mostrar respeito, responsabilidade e trabalho na administração pública”, finalizou Braga.