Várzea Paulista tem dois primeiros casos confirmados de Covid-1

Coronavirus - Boletim epidemiológico

Homem de 84 anos está em repouso, sem sintomas, e mulher de 93 anos está internada em hospital particular, em bom estado

Várzea Paulista apresentou seus dois primeiros casos confirmados de Covid-19, em uma live realizada pela Prefeitura, na tarde desta terça-feira (14), no auditório da Praça CEU. São dois idosos, de uma clínica de terceira idade: uma senhora de 93 anos, internada em bom estado em um hospital particular de Jundiaí, e um senhor de 84 anos, em repouso e sem sintomas.
Segundo o gestor municipal de Saúde, José Roberto Spinucci, a senhora internada está com um catéter de oxigênio e em observação, mas está prestes a receber alta. Os comunicantes, pessoas que têm contato com o senhor também infectado, estão igualmente sem sintomas. “A  Vigilância Epidemiológica monitora diariamente todos os casos suspeitos ou confirmados e, quando há mudança de sintomas, os pacientes são orientados a buscar os nossos serviços de saúde”, explicou o gestor.
Também há 20 casos suspeitos, dos quais dois estão internados, entubados e estáveis, dez estão estáveis e em acompanhamento domiciliar, e oito se referem a óbitos de munícipes que ainda aguardam resultados dos exames. Outros dez casos já foram descartados: sete clinicamente e três por exame.

Educação
A Unidade Gestora de Educação vai disponibilizar, nesta quarta uma ferramenta online de aprendizagem para os mais de 10 mil alunos municipais varzinos. Quem não tiver como acessar receberá contato da equipe gestora da escola na qual está matriculado para poder ter acesso a um material impresso. “Vamos contar com a compreensão e união dos esforços de todos para que essa nova ferramenta tenha sucesso”. Afirmou a gestora municipal da pasta, Magali Souza, que defendeu a importância das famílias nos novos processos de aprendizagem propostos. Veja mais sobre a plataforma em: http://tiny.cc/cye1mz.

Auxílio Emergencial
As pessoas que têm direito ao Auxílio Emergencial fornecido pelo Governo Federal a trabalhadores informais mas não possuem o Cadastro Único devem se dirigir ao CRAS Central, que fica na Praça do CEU, na Rua João Póvoa, s/nº. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
O gestor de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno, destacou a importância de evitar aglomerações na agência da Caixa Econômica Federal da cidade. Ele informou dois números que podem ajudar os munícipes a tirar dúvidas sobre o Auxílio Emergencial sem precisar sair de casa: 111 e 121.
Bueno também recomendou que os munícipes peçam ajuda a familiares ou amigos para acessar corretamente o aplicativo criado pelo Governo Federal.

Esforços conjuntos

O prefeito Juvenal Rossi informou que a cidade vai adquirir, com recursos próprios, testes rápidos e máscaras, para melhorar o combate à pandemia, e agradeceu doações por parte de empresas da cidade de insumos como máscara e álcool em gel.
Rossi também reforçou o pedido de colaboração por parte de todos para que a situação se mantenha sob controle na cidade e agradeceu a cooperação existente. “Quero agradecer a todos que estão nos ajudando, colaborando. Agradeço aos profissionais da saúde, que são os que mais se expõem, e a todos que estão divulgando informações corretas”, reconheceu.