Prefeitura disponibiliza ferramenta de ensino a distância nesta quarta (15)

Educação - Destaques

Pais terão acesso liberado e haverá material impresso para quem não tiver como acessar plataforma online

As aulas municipais em Várzea Paulista estão suspensas até 30 de abril, em razão da pandemia de Covid-19. Diante disso, a Unidade Gestora Municipal de Educação está finalizando os trâmites, junto à empresa desenvolvedora, para a liberação de uma Plataforma Educacional com situações de aprendizagem online, a partir desta quarta-feira (15). Será liberado o acesso dos pais que poderão acessar as propostas de atividades pelo computador e, em breve, por celulares nos sistemas Android e iOS, no Portal do Cidadão, no site dentro do portal da Prefeitura.

Os professores vão acompanhar diariamente os acessos dos estudantes. Quem não acessar a ferramenta receberá um contato da equipe de gestão da escola e, na impossibilidade de utilizar a plataforma, será disponibilizado material impresso na própria unidade escolar, que organizará a forma de entrega, para evitar aglomeração.

A gestora municipal de Educação, Magali Souza, destaca que as situações de aprendizagem disponibilizadas visam a dar continuidade aos estudos neste período de suspensão das aulas. “A proposta da Plataforma Educacional é garantir aos nossos estudantes que, mesmo a distância, ocorram interação e aprendizagem por meio de atividades planejadas nas diferentes linguagens. Vamos acompanhar esse processo de estudo em casa por meio dos professores e verificaremos constantemente se as situações de aprendizagem estão atingindo o sucesso esperado.”

A plataforma também permitirá que os estudantes tirem dúvidas sobre as atividades com os professores e isso poderá ser realizado no computador ou celular. “Não estaremos juntos fisicamente, porém conectados”, afirma a gestora.

Na ação está contemplada a Educação Infantil, na qual teremos para os pais das crianças de nossas creches indicação de atividades educativas com o objetivo de contribuir no desenvolvimento das crianças. Para os alunos da pré escola, considerando as especificidades da etapa, as situações propostas considerarão os eixos estruturantes das práticas pedagógicas por meio da ludicidade. No Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, as situações sugeridas objetivam complementar a aprendizagem escolar, assim como, para nossos alunos do atendimento educacional especializado. “Destacamos que este momento exige uma ação pontual para garantir que os mais de 10 mil alunos da Rede Municipal, na impossibilidade do ensino presencial, tenham acesso a situações de aprendizagem em suas residências, seja pela Plataforma Educacional ou por meio de material entregue aos pais. O importante é garantir que esta ação contemple todos eles”, finaliza Magali.

Acesso

Os pais devem acessar o link http://sistemas.varzeapaulista.sp.gov.br/portalcidadao e fazer o login. Caso ainda não tenham a senha, é necessário fazer o cadastro na opção “Registrar-me”.
Após fazer o login, os pais devem acessar o item “Serviço”. Em seguida, precisam clicar em “Educação” e, na página seguinte, “Educação a Distância”. No link, já poderá ser acessada a nova plataforma.

Caso o aluno ainda não esteja cadastrado, a criança poderá ser registrada na opção “Adicionar Aluno”, dentro de “Monitor Acadêmico”, em “Educação”.

Pais ou alunos que quiserem mais informações podem entrar em contato com a Unidade Gestora de Educação, pelos telefones 4596-9014 ou 4596-9016. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.