Várzea Paulista também estende quarentena até 22 de abril

Coronavirus - Prevenção Desenvolvimento Econômico - Destaques

Decisão acompanha determinação do Governo do Estado; confira o que pode ou não funcionar

A Prefeitura de Várzea Paulista oficializou, na tarde desta terça-feira (7), por meio de um decreto, que a quarentena na cidade será estendida até o dia 22 de abril. Com a decisão, baseada na quarentena estadual, ampliada até a mesma data, bares, restaurantes e lojas de varejo, por exemplo, deverão ficar fechados; indústrias, postos de gasolina e oficinas, por sua vez, são alguns dos estabelecimentos que poderão funcionar no período. “Estamos regulamentando as restrições e tentando chegar a um meio-termo seguro, para que a cidade possa continuar a fazer o isolamento que temos feito”, afirmou o prefeito Juvenal Rossi, ao anunciar novas medidas, no auditório da Praça CEU.

Salões de beleza e barbearias devem trabalhar com equipes reduzidas, horário agendado, restrição a clientes simultâneos, para evitar salas de espera ou recepção, o que elimina aglomerações. Também é proibido o consumo de bebidas alcoólicas nesses locais.

As instituições financeiras e correspondentes bancários devem funcionar apenas para pagamento de benefícios sociais, contas e tributos.

Os responsáveis pelos comércios e serviços liberados pelos decretos estaduais e federais, inclusive as casas lotéricas, devem adotar uma série de cuidados como número máximo de pessoas no recinto, distância entre elas, higienização completa, ventilação, álcool gel para consumidores e equipamentos de segurança para os colaboradores.

Todos os estabelecimentos devem divulgar de forma clara as informações sobre a Covid-19, meios de prevenção e riscos para grupos mais vulneráveis. O funcionamento dos serviços nesses moldes é de responsabilidade exclusiva do representante legal do comércio, para que sejam cumpridas as medidas de responsabilidade social relativas ao combate à doença.

O que fecha

• Bares
  • Restaurantes
  • Lojas de varejo
  • Hotéis e hostels (para novos hóspedes)
  • Salões de cabeleireiros
  • Baladas, casas noturnas e boates
  • Sorveterias
  • LAN houses
  • Estabelecimentos de ensino, como escolas de música

O que abre

• Indústria
  • Segurança pública e privada
  • Limpeza
  • Manutenção e zeladoria
  • Hospitais
  • Clínicas (inclusive odontológicas)
  • Farmácias
  • Supermercados
  • Hipermercados
  • Farmácias
  • Padarias (não podem vender alimentos preparados, como refeições)
  • Açougues
  • Feiras de rua
  • Lavanderias
  • Transportadoras
  • Postos de gasolina
  • Oficinas de automóveis e motocicletas
  • Reparo de bicicletas
  • Ônibus
  • Trem
  • Metrô
  • Táxis
  • Aplicativos de transporte
  • Salões de beleza e barbearias
  • Óticas
  • Call center
  • Pet shop
  • Materiais de construção e congêneres
  • Bancas de jornais
  • Bancos
  • Lotéricas
  • Igrejas e templos (exceto para missas, cultos e eventos com aglomeração)
  • Comércio de embalagens de papel, papelão, vidro e plástico

Contenção de gastos

Diante da queda de arrecadação provocada pelos reflexos econômicos da pandemia, o prefeito também anunciou que a Prefeitura está fazendo esforços financeiros para poder ter os recursos necessários ao enfrentamento da doença. Medidas como congelamento de salários, inclusive o do prefeito e economia com água, telefone e energia elétrica, estão sendo adotadas. “Estamos contendo o orçamento em R$ 4,4 milhões, fazendo com que todas as despesas sejam contidas, para que esse orçamento seja cumprido”.

Vigilância

O governador João Doria divulgou na segunda-feira (6) que policiais militares vão monitorar as cidades paulistas para averiguar possíveis aglomerações. A ideia é orientar a população e, se houver reincidência, quem se aglomerar poderá ser punido, inclusive com prisão.