Varzino: fique em casa para não virar estatística

Coronavirus - Prevenção Saúde - Destaques

Isolamento social é o método mais eficiente para prevenir a contaminação

Contabilizando nesta quinta-feira (2), 7.910 casos confirmados de COVID-19 no Brasil, com 299 mortes, pesquisadores de diferentes universidades brasileiras preveem que o número de casos possa dobrar entre domingo (5) e segunda-feira (6), tanto em São Paulo como no país todo. Além disso, eles acreditam que o número real de brasileiros infectados é muito maior do que diz a projeção, e que há um atraso de pelo menos uma semana no que acontece realmente no país, porque existe ao menos 23,6 mil testes ainda à espera de resultado.

Nesse sentido, ao divulgarmos ontem (1º), o resultado negativo para o primeiro caso suspeito de coronavírus em Várzea Paulista, esta quinta-feira (2), amanheceu com a população voltando a circular pela cidade, frequentando locais proibidos e descumprindo o decreto de isolamento social. O município conta com 20 casos suspeitos, sendo três óbitos em investigação e três internações. A saúde dos cidadãos varzinos não pode ser colocada em risco, portanto EVITE SAIR DE CASA, pois esta é a única forma de diminuir a circulação do vírus, uma vez que remédios seguros e vacinas só estarão prontos no futuro.

A transmissão do COVID-19 ocorre de forma rápida, quando a pessoa infectada tosse ou espirra, lançando o vírus em superfícies que podem ser contaminadas ou até mesmo infectando pessoas próximas. Por este motivo é imprescindível evitar aglomerações, e manter hábitos de higiene – como lavar as mãos e não levá-las ao rosto, pois a porta de entrada para o vírus são olhos, nariz e boca. A distância segura de outras pessoas para não se contaminar é de pelo menos 1,5 metro, lembrando que mesmo indivíduos que não apresentem sintomas podem estar contaminados e infectar outras pessoas.

Como sabemos que o coronavírus pode estar em qualquer lugar ou qualquer pessoa, é fundamental ficar protegido em casa e sair somente quando for realmente necessário, como para fazer compras no supermercado ou farmácia, ainda assim tomando os devidos cuidados e, se possível, levando álcool em gel.

A Prefeitura de Várzea Paulista mantém a população informada sobre o assunto, inclusive conferindo dicas de prevenção e atividades neste período de quarentena. Para conferir basta acessar as redes sociais da prefeitura municipal, como Facebook e Instagram.