Contenção do coronavírus é prioridade para a Prefeitura de Várzea Paulista

Coronavirus - Comitê Saúde - Destaques

Compra de testes rápidos, mais respiradores para o hospital municipal, EPI’s para funcionários da saúde estão entre os destaques

O prefeito Juvenal Rossi reforçou as medidas adotadas pelo Comitê de Acompanhamento do Coronavírus em Várzea Paulista e em transmissão pela internet na tarde de quarta-feira (1º), apresentou à população o primeiro resultado negativo da cidade, o da criança de dois anos, estudante da creche Pedro Musseli.

De acordo com o prefeito, todos os casos suspeitos são tratados com muita seriedade e as medidas necessárias foram tomadas para conter uma possível disseminação da doença na cidade. “A suspeita da criança gerou uma série de ações por parte da Prefeitura, como a implantação de um Comitê de Acompanhamento ao Coronavírus e a utilização imediata dos protocolos criados pela Organização Mundial da Saúde e utilizados oficialmente também pelo Ministério da Saúde”, explicou. “Acreditamos que o isolamento social é um importante meio para conter a disseminação da doença” relatou Rossi.

Para evitar a circulação de pessoas nas ruas e aglomerações nos serviços públicos de saúde foram suspensas as consultas eletivas, com posterior reagendamento, a criação do Corona-Fone, que já atendeu mais de 300 cidadãos com dúvidas sobre a doença e a Unidade de Combate ao Coronavírus, onde equipes capacitadas atenderam aproximadamente 160 pacientes nos últimos dias. De acordo com o gestor de Saúde, José Roberto Spinucci a ação foi elogiada até mesmo pelo Ministério Público.

Mais leitos no Hospital Municipal

O prefeito destacou que medidas preventivas estão sendo tomadas para um eventual crescimento repentino dos casos, com a instalação de mais cinco leitos com respiradores no Hospital Dr. Alcípio, EPI’s para os funcionários da saúde e o processo de compra de 1.500 testes rápidos. “Os testes são nossa prioridade, pois a demora do resultado do exame da garotinha, que graças a Deus, deu negativo, nos motivou a acelerar ainda mais esse processo”, destacou. “Entendemos que o Instituto Adolf Lutz, responsável pelos exames tradicionais, vem tendo dificuldades em atender à enorme demanda, então, a compra destes testes, cujos resultados saem em bem menos tempo é nossa prioridade”, garantiu Rossi.

Informação

Juvenal Rossi destacou as importantes medidas de prevenção adotadas pelo Comitê, como o amplo trabalho de divulgação realizado para conscientizar à população sobre a importância das medidas preventivas do Covid-19. “A Comunicação Institucional tem feito um grande esforço para informar as pessoas como prevenir a doença e esclarecendo dúvidas. Neste momento informação de qualidade é essencial”, afirma. A Prefeitura tem utilizado seus canais oficiais nas redes sociais, faixas, cartazes, panfletos, outdoors e carro de som para alertar a população sobre a pandemia.

Comércio continua fechado

Juvenal ressaltou sua preocupação com a economia da cidade e demostrou sua grande preocupação com as pessoas que exercem trabalhos autônomos, MEI´s e comerciantes da cidade. “Entendemos que o vírus é uma ameaça eminente, mas também entendemos a situação delicada de saúde a que estão sendo submetidos esses cidadãos”, ponderou. “Quero reiterar que temos que seguir o decreto estadual que limita algumas atividades, mas que estamos estudando o que a Prefeitura pode fazer para ajudar, sempre respeitado as leis e nossas limitações orçamentárias e estruturais”, finalizou Rossi.