Prefeitura de Várzea Paulista adquire 1500 testes rápidos do coronavírus

Coronavirus - Comitê Saúde - Destaques

Análises serão destinadas aos casos graves e profissionais da saúde

O Comitê de Acompanhamento ao Coronavírus de Várzea Paulista está realizando a compra de 1500 testes rápidos para detecção da doença Covid-19. As análises serão destinadas aos casos graves e profissionais da saúde e devem ser entregues nos próximos dias.

Outra medida preventiva que está sendo tomada pelo grupo é a ampliação do número de leitos com respiradores. Atualmente, o município possui três leitos nesta modalidade e nos próximos dias, mais dois respiradores devem ser entregues a Prefeitura.

A meta do Comitê é que em aproximadamente 20 dias, Várzea Paulista possua oito leitos com respiradores. “Com essa estrutura, conseguiremos oferecer um atendimento médico aos pacientes mais graves, até que seja liberada uma vaga em UTI”, explica o vice-prefeito Rodolfo Braga. “Estamos fazendo todos os nossos esforços e este prazo é apenas devido à dificuldade de conseguir respiradores, já que a demanda é muito alta em todo o país”, informa.

Esclarecendo uma dúvida frequente da população, o vice-prefeito informa que a referência SUS da região para leitos em UTI é a cidade de Jundiaí. “Os recursos são encaminhados para os municípios de referência. Tanto a verba federal ou estadual é enviada para Jundiaí e esse custeio garante leito para as cidades vizinhas, como Várzea Paulista”, diz Rodolfo Braga.