Ficar em casa é ótima oportunidade para reforçar cuidados contra Aedes aegypti

Saúde - Destaques

Brasil está no momento de transmissão de dengue e outras doenças causadas pelo mosquito. Por isso, a população deve aproveitar o isolamento social para evitar criadouros do inseto

Neste momento em que muita gente está em casa, por conta do isolamento social recomendado para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, é muito importante não descuidar de outras possíveis epidemias:  dengue, zika e chikungunya. A Prefeitura de Várzea Paulista já vinha intensificando as visitas a casas e locais como ferros velhos, para evitar criadouros do Aedes aegypti, vetor da doença, e só interrompeu o trabalho pela necessidade de isolar a população. Mas o Controle de Zoonoses recomenda que os munícipes possam aproveitar o tempo maior em casa justamente para averiguar se há água parada em pneus ou vasos de flor, por exemplo.

“Já que as pessoas, de modo geral, estão mais em casa, elas podem aproveitar o tempo para fazer revisão geral dos ambientes internos, a fim de evitar criadouros: as caixas d’água devem estar bem vedadas; nos locais descobertos, é preciso retirar os materiais inservíveis que possam servir como criadouros por acumular água parada; garrafas e pneus devem estar em áreas cobertas; as calhas devem estar sempre limpas para evitar acúmulo de folhas que podem, por sua vez, ter pequenas quantidades de água e virar criadouros. Precisamos tomar esses cuidados para prevenir essas doenças importantes, que podem coincidir com a Covid-19, que também queremos evitar”, explica o coordenador do Controle de Zoonoses da cidade, Eder Carmanini.

O setor já vinha fazendo a intensificação das visitas casa a casa, aos sábados, do final de fevereiro até 14 de março, nos bairros Vila Real e Cidade Nova II, na luta contra o mosquito. As visitas  a residências e estabelecimentos com potencial de gerar criadouros, como pátios de veículos e ferros velhos, são feitas de forma constante na cidade, assim como outras medidas preventivas que ocorrem todos os anos. “O trabalho de visitação só foi interrompido momentaneamente pela necessidade de isolamento social dos munícipes, mas as rotinas para evitar o mosquito devem ser as mesmas nas residências”, afirma o coordenador.